Acessibilidade / Reportar erro

A “meada” do negacionismo climático e o impedimento da governamentalização ambiental no Brasili i . Este artigo foi produzido no contexto do projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Projeto 2016/24660-8.

The “mesh” of climate denialism and the obstruction of environmental governmentalization in Brazil

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir criticamente a respeito do fenômeno do negacionismo científico e da chamada “política de pós-verdade”, investigando as condições específicas de emergência, existência e ação do negacionismo climático no Brasil. Metodologicamente, capta-se o aparecimento do negacionismo climático a partir de problemas que o situaram como elemento de um “dispositivo” de natureza essencialmente estratégica. Em nossas análises, destacaremos o papel estratégico do negacionismo climático na visão de mundo liberal conservadora e sua ação de impedimento de processos de governamentalização ambiental no Brasil.

Palavras-chave:
Negacionismo; Dispositivo; Mudanças climáticas; Pós-verdade; Bolsonarismo

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br