Acessibilidade / Reportar erro

Os pesquisadores e o turbilhão: políticas de avaliação científica e gramáticas emocionais1 1 Uma primeira versão deste texto foi apresentada no VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, maio de 2019) como parte das atividades do projeto “Cultura, Subjetividade e Emoções”, contemplado no Programa de Internacionalização da CAPES 2018 - 2022 (CAPES PrInt). Maria Claudia Coelho é Professora Titular do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da UERJ. O desenvolvimento deste artigo contou com o apoio do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, do PROCIÊNCIA/UERJ e da FAPERJ. Helena Bomeny é Professora Titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UERJ. O desenvolvimento deste artigo é parte do projeto aprovado pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Researchers and the Whirlwind: scientific evaluation policies and emotional grammars

Resumo:

Este trabalho se situa na interseção entre a antropologia das emoções e a sociologia dos intelectuais. Seu objetivo é examinar: a) a relação entre as políticas de avaliação científica no Brasil, norteadas pelo incentivo à competição, e as gramáticas emocionais assim suscitadas; e b) o lugar das emoções na produção de conhecimento. A metodologia é a entrevista em profundidade com pesquisadores brasileiros sobre suas trajetórias, a dimensão emocional de suas experiências de sucesso e de fracasso e suas parcerias, rivalidades e conflitos. O trabalho pretende contribuir para a compreensão dos dilemas e impasses suscitados por essas gramáticas emocionais geradas pelo imperativo da competição, tal como implicitamente incentivado pelos princípios norteadores das políticas de avaliação científica no Brasil, e do consequente sofrimento na vida acadêmica, com seus impactos sobre o desempenho dos programas de pós-graduação, a produção de conhecimento e as trajetórias dos pesquisadores.

Palavras-chave:
emoções; políticas de avaliação científica; produção de conhecimento.

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) R. São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E 20550-013 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel./Fax: (21) 2568-0599 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sexualidadsaludysociedad@gmail.com