Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, carioca nascido em 15 de dezembro de 1907 foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chaves no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer é conhecido pelos projetos inovadores de edifícios (como os de nossa Capital - Brasília), bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração. Sua forma de criar foi influenciada por Le Corbusier, mas, ele, assegurou que isso "não impediu que seu trabalho arquitetnico seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se diferenciou pelo uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e destacou em suas memórias uma frase que reflete sua visão, que o inspirava para criar:

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".

O mundo brasileiro da criação sem fronteiras de Niemeyer foi e será de grande inspiração para atuais e futuras gerações de profissionais da arquitetura e de engenheiros de construção civil, engenheiros de materiais, engenheiros mecânicos, etc., que contribuíram e irão contribuir para tornar realidade as obras do arquiteto. Niemeyer tinha uma visão de futuro tecnológico de outras áreas do saber e acreditava que suas obras eram possíveis de ser criadas e conseguiu quebrar paradigmas arquitetônicos, da construção civil, da resistência dos materiais, da forma de transformar e unir os materiais.

O uso de novos materiais e modernas técnicas construtivas se manifestaram durante toda a obra de Niemeyer, algumas delas demonstrando princípios básicos de Le Corbusier, tais como os cinco pontos da nova arquitetura (tais como pilotis, fachadas livres e terraços-jardim). Não se pode omitir a contribuição da tecnologia de soldagem que de alguma forma contribuiu para ser eterna a obra de nosso Oscar Neimeyer.

Este nosso editorial é uma homenagem ao eterno Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, que demonstrou ao mundo que não é suficiente ser um profissional ativo e de sucesso, o que sem duvida ele foi. Viveu sua vida como homem determinado com grande responsabilidade social sendo grande visionário do acontecer cotidiano do futuro. Niemeyer nos deixou grandes lições em mais de um século de vida ativa e que viverão eternamente em nós.

Ramon S.Cortés Paredes

Co-Editor Soldagem/Inspeção

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013
Associação Brasileira de Soldagem Rua Dr Guilherme Bannitz, 126 conj 42, 04532-060 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3045 5040, Fax: (55 11) 3045 8578 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abs@abs-soldagem.org.br