Resumo
Este estudo aborda a microestrutura, ensaio de tração quasi-estático e modos de falha de um aço TWIP soldado a ponto por resistência. Pontos de solda foram produzidos variando os principais parâmetros de soldagem: corrente de soldagem, tempo de soldagem, e força do eletrodo. Para todas as amostras, as diferenças de dureza, observadas via mapas de dureza por microindentação, entre a zona fundida, a zona termicamente afetada e o metal-base foram consideravelmente elevadas. A dureza da zona fundida é menor que esta da ZTA e do metal-base, facilitando falhas interfaciais durante ensaio de tração-cisalhamento. Porém, elevado aporte térmico acarreta na mudança do modo de falha para parcialmente interfacial e arrancamento, como confirmado via microscopia eletrônica de varredura. Esta mudança é também acompanhada por um notável aumento na resistência em tração-cisalhamento e capacidade de absorção de energia.
Palavras-chave:
Aço TWIP; Modos de falha; Endurecimento da ZTA; Resistência a tração-cisalhamento