Acessibilidade / Reportar erro

Cultura e agência: a visão "de dentro"

Culture and agency: the view "from within"1 1 Este artigo é, essencialmente, uma tradução de partes da longa introdução a What's critical about critical realism? (Vandenberghe, 2013: 43-57), na qual reviso a metateoria que desenvolvi e empreguei em minha tese de doutorado. Peço desculpas pelas autorreferências, mas já faz mais de vinte anos que tenho pensado sobre o assunto. Uma vez mais, agradeço a Gabriel Peters pela excelência da tradução e pela qualidade das suas sugestões.

O artigo explora algumas das fundações metateóricas das ciências sociais. Contra e para além das abordagens estruturais, estruturalistas e situacionistas que acentuam a causação descendente das estruturas sobre a agência, ele traz o poder causal da cultura ao primeiro plano e forja uma articulação compreensiva entre cultura e ação. Baseando-se no realismo crítico, na hermenêutica e no antiutilitarismo, o artigo argumenta sistematicamente em favor de uma "visão a partir de dentro" que possa desvelar como símbolos, normas e expressões regulam ações sociais que podem transformar estruturas sociais. Nesse sentido, a exploração da conexão interna entre cultura e agência vincula a ação social não tanto à ordem social quanto à mudança social.

Metateoria; Teoria social; Clássicos da sociologia; Cultura; Hermenêutica; Realismo crítico; Antiutilitarismo; Mudança social


Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br