person Marcos Abraão Ribeiro
*
redigiu as três partes que compõem a resenha
sociólogo, jornalista, mestre e doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, professor de Sociologia do Instituto Federal Fluminense - IFF campus Campos Centro, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). Seus temas de interesse são teoria social, teoria política, pensamento social e político brasileiro, ações afirmativas, racismo, sociologia dos intelectuais, modernização periférica e modernidade global.
schoolInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia FluminenseBrasilCampos dos Goytacazes, RJ, BrasilInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
person Roberto Dutra
redigiu as três partes que compõem a resenha
professor associado do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Realiza estágio pós-doutoral como professor visitante no Forschungszentrum Ungleichheit und Sozialpolitik (Centro de Pesquisas sobre Desigualdade e Politica Social), na Universität Bremen, Alemanha, com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt. Membro associado da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Red Latinoamericana Systemas Sociales y Complejidad (RELASSC). Doutor em Sociologia pela Humboldt Universität zu Berlin, mestre em Políticas Sociais pela UENF. Foi Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no IPEA. Temas de pesquisa: teoria social, sociologia da estratificação social, teoria da modernidade, teoria dos sistemas, sociologia da administração pública e sociologia da religião. É bolsista de produtividade do CNPQ (PQ-2) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ, com cujo financiamento conduz o projeto de pesquisa: Teoria social sistêmica das desigualdades sociais. Principais livros: Teoria sistêmica da desigualdade (2023) e Funktionale Differenzierung, soziale Ungleichheit und Exklusion (2013). Sua contribuição no estudo foi financiada pela FAPERJ -Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI E-26/201.312/2022 e com o apoio de bolsa de produtividade do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Processo Número 304761/2021-4
schoolUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroBrasilCampos dos Goytacazes, RJ, BrasilUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
person Luciane Soares da Silva
redigiu as três partes que compõem a resenha
natural de Porto Alegre, professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, concluiu mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre a lei anti-racismo e seus impactos no Rio Grande do Sul (1998-2001), doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa de doutorado” Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro”. Principais interesses de pesquisa: racismo, pensamento social brasileiro e cultura urbana contemporânea. Coordena o Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC). Coordena os projetos de extensão Arte e Memória Política na Escola e Maíra: uma proposta de web rádio universitária e latino-americana.
schoolUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroBrasilCampos dos Goytacazes, RJ, BrasilUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Conflito de interesses:
Nenhum.
Editor:
Jalcione Almeida.