Resumo
O Ensino de Sociologia se tornou obrigatório no currículo do ensino médio em 2008, estimulando um debate – embasado especialmente nos estudos do “Estado da Arte” – em torno da consolidação da Sociologia como um campo ou subcampo de pesquisa no Brasil. Os balanços dessa produção científica que analisa trabalhos da pós-graduação não discutiram os efeitos do Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio) e da Lei nº 13.415, de 2017, que excluiu a obrigatoriedade nominal dessa disciplina no ensino médio. Assim, este artigo, caracterizado metodologicamente pelo “Estado da Arte”, objetiva atualizar o debate sobre o ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira, com base no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados indicam um aumento significativo de pesquisas, com ênfase para a região Nordeste, quando se leva em consideração o ProfSocio. Também evidencia a elevada participação feminina no conjunto da produção, bem como da relação intrínseca, ainda que não exclusiva, entre as áreas de Educação e Ciências Sociais no conjunto da produção acadêmica.
Palavras-chave:
pós-graduação; estado da arte; ensino de sociologia; campo
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Fonte: Elaboração própria (2023).
Fonte: Elaboração própria (2023).
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Fonte: Elaboração própria (2023).
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