Acessibilidade / Reportar erro

Da política em contextos de interconhecimento

On politics in inter-knowledge contexts

Resumo

A obra resenhada apresenta um panorama didático e imprescindível dos estudos sobre o clientelismo, inclusive em sociedades contemporâneas. Representa uma contribuição fundamental para as ciências sociais, ao ampliar a perspectiva da denunciação, ressaltar que o clientelismo é noção dificilmente dissociada de uma intenção moral e, especialmente, indagar em que medida os diagnósticos intelectuais da patologia da política são mobilizados na condição de crítica, deslegitimação ou desqualificação das práticas dos oponentes na luta política.

Palavras-chave
Ciência Política; Patronagem; Trocas interpessoais; Vote buying; Economia Moral

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br