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A internacionalização do ensino superior examinada: mobilidade internacional de programas e provedores

Resumo

Nas últimas duas décadas, houve um aumento exponencial em todas as formas de mobilidade acadêmica internacional - estudantes e acadêmicos, programas e provedores, políticas e regulamentos, e o intercâmbio universal de conhecimentos, ideias, valores e cultura. Há uma diversidade sem precedentes de formas de mobilidade. Como ocorre com toda inovação, há vários benefícios, bem como riscos potenciais e, geralmente, algumas consequências não esperadas. Essas precisam ser cuidadosamente monitoradas. Este artigo trata das mudanças nos processos de internacionalização e suas inovações recentes, como a mobilidade internacional de programas e provedores (MIPP). O número de campi sucursais internacionais tem aumentado continuamente em todo o mundo, assim como o estabelecimento de universidades internacionais associadas independentes formadas por parceria entre universidades de distintos países, um número crescente de programas de dupla diplomação e um avanço revolucionário na educação a distância. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar um marco de classificação da MIPP, que forneça uma nova matriz conceitual para analisar o significado, tendências, problemas e oportunidades das atividades de MIPP em todo o mundo e identificar novas áreas de pesquisa e desenvolvimento de políticas necessárias para aproveitar benefícios da MIPP, especialmente na América Latina.

Palavras-chave:
campi sucursais internacionais; cursos de dupla diplomação; educação a distância; universidades internacionais associadas; mobilidade internacional de programas e provedores.

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