Acessibilidade / Reportar erro
Sociologias, Volume: 23, Número: 56, Publicado: 2021
  • A quantificação como objeto sociológico Editorial

    Almeida, Jalcione
  • Quantificação, Estado e participação social: potenciais heurísticos de um campo emergente Dossiê

    Camargo, Alexandre de Paiva Rio; Lima, Renato Sérgio de; Hirata, Daniel Veloso

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta as perspectivas de análise da sociologia da quantificação, realçando seu potencial para revisitar debates teóricos e questões empíricas que atravessam diferentes campos, com ênfase em violência e segurança pública, relações étnico-raciais, educação e movimentos sociais, temas dos artigos que compõem esse dossiê. Procura-se mapear seu aparecimento e ainda incipiente desenvolvimento no país e demonstrar como seu quadro de referência pode ser utilizado para tratar, sob nova angulação, alguns dos problemas centrais da sociedade brasileira, como a letalidade policial, a desigualdade racial e o sistema escolar seletivo e discriminatório. Examinam-se as formas contemporâneas de quantificação, seus efeitos sobre a agência social, seus pontos de contato e suas diferenças na promoção da racionalidade neoliberal, preocupação compartilhada pelas contribuições aqui reunidas e revisadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents the analytical perspectives of the sociology of quantification, highlighting its potential to revisit theoretical debates and empirical issues that cross different fields, with an emphasis on violence and public security, ethnic-racial relations, education and social movements, which are subjects of the articles that compose this dossier. It seeks to map the appearance and still incipient development of the sociology of quantification in the country and demonstrate how its frame of reference can be used to address, under a new angle, some of the central problems of Brazilian society, such as police lethality, racial inequality and the selective and discriminatory school system. Contemporary forms of quantification, their effects on social agency, their points of contact and differences in the promotion of neoliberal rationality are examined, a concern shared by the contributions gathered and reviewed here.
  • Os estudos sociais da quantificação e suas implicações na sociologia Dossiê

    Camargo, Alexandre de Paiva Rio; Daniel, Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem um duplo propósito: por um lado, apresentar a relevância, abrangência e profundidade dos estudos históricos e sociológicos sobre a quantificação; de outro, reconstruir as origens deste campo e as transformações por ele conhecidas ao longo dos últimos anos. Nesse percurso, interessa-nos destacar os vínculos entre os trabalhos que analisaram os processos de raciocinar, valorar, medir e comparar com números e as preocupações clássicas e contemporâneas da sociologia. Com este objetivo, o presente artigo oferece uma ampla revisão da literatura do campo, buscando despertar o interesse da comunidade de cientistas sociais por suas potencialidades heurísticas. Ao mesmo tempo, procura-se compilar as contribuições dos estudos sociais da quantificação à sociologia como um todo. A primeira seção apresenta um relato histórico sobre a formação desta perspectiva de análise, suas principais obras de referência e aportes mais significativos. A segunda seção discute as razões pelas quais entendemos que a sociologia deveria ampliar sua atenção para as operações e os regimes de quantificação nas sociedades contemporâneas. Além disso, examina as contribuições que o campo tem a oferecer para a reflexão sobre as questões nodais da disciplina, como o problema dos fundamentos da ordem social e da autoridade política, os processos de diferenciação social e configuração de subjetividades, a participação social, a crítica e a agência social transformadora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article has a dual purpose: on the one hand, it seeks to present the relevance, scope, and depth of historical and sociological approaches on quantification; on the other, it seeks to reconstruct the origins of this field and its changes over the past few years. Thus, we emphasize the links between the works that analyzed the processes of reasoning, valuing, measuring, and comparing through numbers and sociology’s main classical and contemporary concerns. As such, this article offers a broad review of the literature in the field, seeking to arouse the interest of the community of social scientists for its heuristic potential. At the same time, it seeks to compile the contributions of the social studies of quantification to sociology as a whole. The first section presents a historical account of the formation of this analytical perspective, its main references and most significant contributions. The second section discusses the reasons why we believe sociology should extend its attention to the regimes of quantification in contemporary societies. In addition, it addresses the contributions of the field for the advancement of nodal issues, such as the problem of the foundations of social order and political authority, the processes of social differentiation, and the making of subjects, social engagement, criticism, and social change.◊ 
  • O “estatativismo” como uso militante da quantificação Dossiê

    Didier, Emmanuel; Bruno, Isabelle

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta o estatativismo. Trata-se tanto de um conceito que descreve um conjunto de práticas estatísticas voltadas para a emancipação, como de uma palavra de ordem que convoca atores sociais a utilizarem-se do poder da quantificação em suas lutas, ao invés de rejeitá-lo e entregá-lo às instituições poderosas. Quatro formas de estatativismo são apresentadas: mostrar as contradições internas das instituições, flexibilizar as regras, identificar grupos sociais em luta e propor indicadores alternativos.◊

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article présente le statactivisme. Il s’agit à la fois d’un concept décrivant un ensemble de pratiques statistiques qui visent à l’émancipation et d’un mot d’ordre enjoignant les acteurs sociaux à s’emparer de la force de la quantification dans leurs luttes sociales plutôt que de la refuser en la laissant aux institutions puissantes. Quatre types de statactivisme sont présentés : montrer les contradiction internes des institutions, prendre des libertés avec les règles, identifier des groupes sociaux en lutte, et proposer des indicateurs alternatifs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents Statactivism. It is both a concept describing a set of statistical practices aiming at more emancipation and a slogan inviting social actors to use the force of quantification in their fights. Four types of statactivism are presented: exhibiting internal contradictions of powerful institutions, taking liberties with the rules of codification, identifying activist groups and proposing alternative indicators.
  • A política de um cenário de dados transformado: estatísticas etnorraciais no Brasil em uma perspectiva comparativa regional Dossiê

    Loveman, Mara

    Resumo em Português:

    Resumo As primeiras décadas do século XXI presenciaram uma dramática transformação do cenário de dados para a produção de estatísticas etnorraciais na América Latina. Essa transformação é mais evidente nos censos nacionais da região. Há algumas décadas, quase nenhum país latino-americano incluía questões sobre raça ou etnia em seu censo nacional. Já no censo de 2010, quase todos os países da região coletaram informações sobre identificação étnica ou racial. Este artigo argumenta que a produção de dados populacionais etnorraciais na América Latina é tanto um produto da política quanto produz a política. Tais dados contribuem para moldar o terreno que parecem meramente descrever, mas nem sempre da maneira prevista ou pretendida. Colocar a experiência brasileira em uma perspectiva comparativa regional revela como essas estatísticas oficiais podem produzir resultados que são simultaneamente producentes e contraproducentes para os objetivos daqueles que lutam, primeiramente, por sua produção.◊

    Resumo em Inglês:

    Abstract The first decades of the 21st century witnessed a dramatic transformation of the datascape for the production of ethnoracial statistics in Latin America. This transformation is most strikingly evident in national censuses in the region. A few decades ago almost no Latin American countries included questions about race or ethnicity in their national census. By the 2010 census round, almost every country in the region collected information about ethnic or racial identification. This article argues that the production of ethnoracial population data in Latin America is both product of politics and productive of politics. Ethnoracial statistics contribute to shaping the terrain they seem to merely describe, but not always in ways that are predicted or intended. Placing the Brazilian experience in regional comparative perspective illuminates how official ethnoracial statistics can produce outcomes that are simultaneously productive and counterproductive to the aims of those who struggle for their production in the first place.
  • Quando o Estado mata: desafios para medir os crimes contra a vida de autoria de policiais Dossiê

    Bueno, Samira; Lima, Renato Sérgio de; Costa, Arthur Trindade Maranhão

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute os processos e taxonomias utilizadas para classificar os episódios de homicídios praticados por policiais no Brasil, utilizando como estudo de caso o estado de São Paulo. Trata-se de um esforço de diálogo entre os campos da sociologia da segurança pública e o da sociologia da quantificação aliado ao estudo empírico da produção e uso de estatísticas criminais por parte das instituições que compõem o sistema de justiça criminal e segurança pública do Brasil. O objetivo, aqui, é relatar como a disputa em torno das mortes decorrentes de intervenções policiais está inserida em uma disputa maior sobre o sentido das políticas de segurança pública, e que as nomenclaturas adotadas consistem em táticas que buscam garantir a legitimidade do uso da força letal pelas polícias. A criação de múltiplas categorias para mensurar o resultado morte em decorrência da atividade policial e sua contabilização apartada dos homicídios dolosos constituem estratégia que turva a compreensão completa do significado dessas ocorrências e revela o quanto a opacidade ainda está presente, no país, na forma de governar e responder às demandas por mais eficiência no controle do crime e na manutenção da ordem pública.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the processes and taxonomies used to classify homicides practiced by police in Brazil, taking the state of São Paulo as a case study. Based on an empirical study about the production and use of criminal statistics by institutions that constitute the criminal justice and public security systems in Brazil, the article brings some reflections in dialogue between the fields of sociology public security and sociology of quantification. The objective here is to demonstrate how the dispute over deaths resulting from police interventions is part of a larger dispute over the meaning of public security policies, and that the adopted nomenclatures consist of tactics that seek to guarantee the legitimacy of the use of lethal force by the police. The creation of multiple categories to measure the result of deaths perpetrated by police officers and their registration apart from intentional homicides is a strategy that obscures the complete understanding of the meaning of these occurrences and it reveals how much opacity is still present, in the country, in the way of governing and responding to demands for more efficiency in controlling crime and maintaining public order.
  • A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil Dossiê

    Gil, Natália de Lacerda

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between the school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of the high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is still perceptible today in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify the quality of the school in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school flow, with a low incidence of failure and dropout.
  • Crise, crítica e reflexividade: problemas conceituais e teóricos na produção de diagnósticos de época Artigos

    Maia, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Há na bibliografia recente de sociologia e ciências sociais um interesse renovado no conceito de crise, como parte dos esforços para compreensão de tendências de desenvolvimento que se desdobram no tempo, usualmente associadas à produção de “diagnósticos de época”. Há, entretanto, ainda pouco esclarecimento sobre o sentido que o conceito assume na teoria social, permanecendo incerta sua relação com problemas funcionais e normativos, assim como sua própria utilidade para a qualificação do tempo histórico. O artigo trata dessas questões a partir da comparação entre as abordagens de Reinhart Koselleck e Jürgen Habermas, que são mobilizadas para se pensar as possibilidades de desenvolvimento do conceito de crise. Argumenta-se que ele deve ser compreendido no escopo de teorias dos processos e mudanças sociais, referindo-se a momentos específicos no tempo em que se conjugam problemas normativos e funcionais, sem que isso implique um pressuposto dualista de percepção do mundo social, sob os critérios de instabilidade e estabilidade. Argumenta-se também que, embora a história dos conceitos afirme a relação entre crítica e crise, é prudente evitar a conflação entre os dois conceitos e situar a crítica como um dos modos possíveis de reflexividade em períodos de crise, o que traria vantagens para uma melhor compreensão das possibilidades da teoria crítica e da crítica social em tempos de crise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recent works in sociology and social sciences show a renewed interest in the concept of crisis, as part of the efforts to understand developmental tendencies in time, usually connected to diagnoses of times. However, the concept of crisis sometimes is not completely clear. Its relation to functional and normative problems remains uncertain, as though its usefulness to qualify historical time. The article addresses these questions from a comparative reading of the works of Reinhart Koselleck and Jürgen Habermas, mobilizing it to think about the concept of crisis. I argue that this concept should be understood in the scope of social change and social processes theories, related to specific moments in time when normative and functional problems are linked, without dualist presupposes of instability and stability. I argue also that although the history of the concept shows the relations between crisis and critique, we should not conflate the concepts. Critique should be situated as one of the possible modes of reflexivity in times of crisis. This should be a vantage point to better understanding the possibilities of critical theory and social critique in these times.
  • Indígenas e ensino superior: as experiências universitárias dos estudantes Kaingang na UFRGS Artigos

    Ames, Valesca Daiana Both; Almeida, Marilis Lemos de

    Resumo em Português:

    Resumo Desde 2008, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como parte de sua política de ações afirmativas, destina anualmente dez vagas para estudantes provenientes de comunidades indígenas em seus cursos de graduação. A presença desses sujeitos, historicamente ausentes do espaço universitário, representa um momento enriquecedor, tanto para os estudantes quanto para a própria instituição, mas também traz consigo muitos desafios. Este artigo analisa as experiências universitárias de alguns estudantes Kaingang na UFRGS – etnia que representa 85% dos alunos indígenas ingressantes na instituição. Mais especificamente, examina como eles acompanharam os conteúdos de seus cursos de graduação e como se relacionaram com colegas não indígenas e com professores. Os resultados mostram as dificuldades no uso, reprodução e apropriação dos conhecimentos acadêmicos enfrentadas pelos indígenas na tarefa de se tornarem estudantes universitários, bem como o tipo e a qualidade das relações estabelecidas com colegas e professores. Concluímos que o processo de aprendizagem do ofício de estudante é mais árduo e lento para os estudantes indígenas, tendo em vista as baixas expectativas de ingressar no ensino superior, a sua formação escolar precária, a falta de diálogo intercultural na universidade e as situações preconceituosas e discriminatórias vivenciadas no interior da UFRGS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since 2008, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) has annually allocated ten places for students from indigenous communities in its undergraduate courses, as part of its affirmative action policy. The presence of these subjects, historically absent from the university space, represents an enriching moment for both students and the institution itself, but it also brought with it many challenges. The article analyzes the university experiences of some Kaingang students at UFRGS – an ethnic group that represents 85% of indigenous students entering the institution. More specifically, it examines how they followed the content of their undergraduate courses and how they related to non-indigenous colleagues and teachers. The results show the difficulties in the use, reproduction and appropriation of the academic knowledge faced by the indigenous in the task of becoming university students, as well as the type and quality of relationships established with peers and teachers. We conclude that the learning process of the student’s craft is more arduous and slower for indigenous students, considering: the low expectations of entering higher education; the precarious educational background of these subjects; the lack of intercultural dialogue at the university and the prejudiced and discriminatory situations experienced within the UFRGS.
  • Stuart Hall: Marx, Gramsci y la cuestión de la crisis Artigos

    Vásquez, Jorge Daniel

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es delinear dos perspectivas para el análisis del neoliberalismo a partir del pensamiento de Stuart Hall. En este sentido, se reconstruye la aproximación de este autor con el pensamiento de Marx y Gramsci, así como su análisis de la crisis de la sociedad británica en tanto fenómeno cultural, social y político en su obra Policing the crisis (1978) y The hard road to renewal (1988). Este artículo complejiza la lectura tanto del “momento althusseriano” como de la “mirada gramsciana” de Stuart Hall para comprender los principales dilemas teóricos de años setenta y ochenta. Finalmente, se observa el lugar del racismo y de la producción de sentido común como pilares del análisis de la crisis de hegemonía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to delineate two perspectives for the analysis of neoliberalism based on Stuart Hall’s thought. In this regard, the article not only addresses Hall’s approach to Marx and Gramsci’s thought, but also Hall’s analysis on the crisis of British society, while a cultural, social, and political phenomenon as it appears in his books Policing the crisis (1978) and The hard road to renewal (1988). Therefore, this article complexifies Stuart Hall's “Althusserian moment” as well as his “Gramscian gaze” for understanding the main theoretical dilemmas of the 1970s and 1980s. Finally, this paper observes the place of racism and the production of common sense as pillars of the analysis of the hegemony crisis.[1]
  • Impacto da pandemia de Covid-19 ao sistema social e seus subsistemas: reflexões a partir da teoria social de Niklas Luhmann Artigos

    Rodrigues, Léo Peixoto; Costa, Everton Garcia da

    Resumo em Português:

    Resumen Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões, a partir de uma abordagem sociológica, acerca do impacto da pandemia de Covid-19 sobre o funcionamento dos sistemas e subsistemas sociais. Para levar a cabo esta proposta, nos ancoramos nos pressupostos teórico-epistemológicos da teoria social desenvolvida pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann, principal expoente do pensamento sistêmico nas Ciências Sociais. Defendemos o argumento de que a pandemia do novo coronavírus causa uma perturbação sistêmica que impacta profundamente o funcionamento de toda a sociedade global, bem como, por seus sistemas e subsistemas sociais, impõe uma série de desafios à reprodução da vida social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to make some reflections, based on a sociological approach, about the impact of the Covid-19 pandemic on the functioning of social systems and subsystems. To this end, we draw on the theoretical-epistemological assumptions of the theory of society developed by the German sociologist Niklas Luhmann, the main representative of systemic thinking in the Social Sciences. We argue that the new coronavirus pandemic causes a systemic disturbance that has a profound impact on the functioning of the entire global society, as well as on its social systems and subsystems, imposing a series of challenges on the reproduction of social life.
  • Evidências da anomalia e atipicidade da Política de Ciência e Tecnologia nos discursos de gestores de Agências de Inovação Artigos

    Spatti, Ana Carolina; Serafim, Milena Pavan; Dagnino, Renato Peixoto

    Resumo em Português:

    Resumo A comunidade de pesquisa, que abrange profissionais que se dedicam ao ensino, à pesquisa e/ou ao fomento e planejamento da Ciência e Tecnologia (C&T), tem uma participação hegemônica na conformação da Política de Ciência, Tecnologia (PCT) brasileira. Partindo dessa consideração, o objetivo deste trabalho é ilustrar como esses profissionais fazem valer seu modelo cognitivo no processo decisório dessa política. Para tanto, via entrevistas semiestruturadas, as falas de gestores de três agências de inovação de universidades públicas foram analisadas segundo a metodologia da análise de conteúdo. Ao fazê-lo, fortalecemos a afirmação de que a PCT é caracterizada e condicionada por duas dinâmicas: a anomalia genérica e a atipicidade periférica. A primeira dinâmica é evidenciada pela crença dos dirigentes no benefício infinito da tecnociência, de sua neutralidade e do seu determinismo. A segunda ressalta-se pela convicção na emulação da PCT dos países de capitalismo avançado, dos quais os gestores internalizam critérios de qualidade e relevância para a conformação de suas agendas de C&T. Essa racionalidade vai sendo reproduzida, de maneira ampliada e em escala institucional, na forma de percepções deslocalizadas da produção científica e tecnológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research community – which includes professionals dedicated to teaching and research, and to the promotion and planning of Science and Technology (S&T) – bears a hegemonic role in shaping Brazil's Science and Technology Policy. Based on this observation, we aim to illustrate how these professionals make their cognitive model count in the decision-making process of this policy. To achieve our objective, we have conducted semi-structured interviews with the managers of three University Technology Transfer offices (TTO), and analyzed the data using the content analysis methodology. Our results strengthen the argument that Brazil’s S&T policy is portrayed and conditioned by two dynamics: the generic anomaly and the peripheral atypicality. The former dynamic is highlighted by the belief of these professionals on the endless benefits, neutrality and determinism of technoscience. While the latter displays the conviction to emulate S&T Policies from economically advanced countries, in which the TTO managers internalize quality and relevance criteria to shape their own S&T agendas. This rationality has been reproduced, broadly and on an institutional scale, in the form of delocalized perceptions of scientific and technological production.
  • A caminhada como prática de resistência: uma análise a partir da visão sociológica de David Le Breton Interfaces

    Lüdorf, Sílvia Maria Agatti

    Resumo em Português:

    Resumo Caminhar é uma das práticas corporais mais elementares, mas que pode assumir diferentes significados a depender do contexto social e histórico. No âmbito da sociologia do corpo, David Le Breton é detentor de uma posição de prestígio intelectual e científico, porém, suas obras e reflexões sobre a caminhada são ainda pouco conhecidas no Brasil. O objetivo deste artigo é analisar como a caminhada pode ser considerada uma prática de resistência, a partir da visão sociológica de Le Breton. Com base em fontes documentais e entrevistas com o autor, foram desenvolvidos dois eixos de análise: o primeiro explora a caminhada como forma de resistência a determinados aspectos da sociedade contemporânea, que privilegiam a velocidade, o efêmero e o caráter utilitário das relações e emoções; no segundo, a caminhada emerge como uma forma satisfatória de desaparecer de si, diante da resistência à imperiosa necessidade de lidar com diferentes identidades imposta pela sociedade. Estudar a caminhada nessa perspectiva pode colaborar para o repensar das lógicas presentes em torno das práticas corporais e – por que não? – presentes em nosso enraizamento social. Refletir sobre aspectos sociológicos fundamentais ligados a ser corpo é mais que pertinente quando valores associados ao ritmo vertiginoso de nossa existência estão sendo colocados em xeque.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walking is one of the most elementary bodily practices, but it can have different meanings depending on the social and historical context. In the field of the sociology of the body, David Le Breton holds a position of intellectual and scientific prestige, however, his works and reflections about hiking are not well known in Brazil. The aim of this paper is to analyze how walking can be considered a practice of resistance, from the sociological view of David Le Breton. Based on documentary sources and interviews with the author, two axes of analysis were developed. The first explores walking as a form of resistance to certain aspects of contemporary society, such as speed and the ephemeral and utilitarian aspects related to the social relations. In the second axe, walking emerges as a satisfactory way to disappear from yourself, as it is important to resist to the imperative need of dealing with different identities imposed by society. To analyse walking in this perspective can collaborate to rethink the logics that operate around bodily practices and – why not? – present in our social roots. The reflection upon fundamental sociological aspects of being a body is more than pertinent in a social context where values associated to a dizzying rhythm of our existence are being put in check.
  • Sociedades modernas, sociedades de obsolescência: a sociologia temporal de Hartmut Rosa Resenhas

    Frizo, Pedro; Nascimento, Wagner

    Resumo em Português:

    Resumo Centrado na revisitação da modernidade a partir de uma perspectiva temporal, Hartmut Rosa sustenta o conceito de aceleração social como aspecto fundante do projeto moderno. Explorando diferentes variáveis causais para o conceito da aceleração social, a resenha examina as transformações das instituições morais, valorativas e políticas ocorridas ao longo do desenvolvimento histórico da modernidade como episódios induzidos pela obsolescência. Sendo esta um produto de campos de ação crescentemente cambiantes e acelerados, o autor mobiliza esse conceito para fundamentar inédita proposta de diferenciação entre a modernidade e a modernidade tardia como momentos históricos calcados em diferentes níveis de compressão espaço-temporal, estabilidade institucional e temporalização de projetos individuais e coletivos de futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Centered on revisiting modernity from a temporal perspective, Hartmut Rosa supports the concept of social acceleration as a fundamental aspect of the modern project. Exploring different causal variables for the concept of social acceleration, the review examines the transformations of moral, valuative and political institutions that occurred during the historical development of modernity as episodes induced by obsolescence. As this is a product of increasingly changing and accelerated fields of action, the author mobilizes this concept to substantiate an unprecedented proposal for differentiation between modernity and late modernity as historical moments based on different levels of space-time compression, institutional stability and temporalization of individual and collective future projects.
  • “E o Verbo se fez carne”: a Teoria dos Sistemas entre nós Resenhas

    Maia, Vinicius Madureira

    Resumo em Português:

    Resumo O texto apresenta e discute os dois últimos volumes de Teoria dos sistemas na prática, publicados pela Editora Vozes em 2019 e 2020, respectivamente. A trilogia foi editada a partir da seleção e tradução de nove estudos — igualmente distribuídos em cada edição — de um conjunto de vinte e seis trabalhos publicados por Niklas Luhmann ao longo, sobretudo, das décadas de 1980 e 1990. Voltados à análise detida de conceitos clássicos da tradição sociológica, os textos aí reunidos revelam a percepção epistemológica luhmanniana de que transformações das estruturas sociais — no caso, a transição da sociedade estamental do Antigo Regime para a sociedade moderna, sob a perspectiva de um primado da diferenciação funcional dos sistemas sociais — acarretam necessariamente transformações das estruturas semânticas. Em tese, tais implicações reclamam das ciências sociais uma teoria unificada e condizente com a sociedade moderna, acautelada contra a imposição de pregressas convenções conceituais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text presents and discusses the last two volumes of Teoria dos sistemas na prática, published in 2019 and 2020, respectively, by Vozes publishing house. The edition of this trilogy was based on the selection and translation of nine studies — which are equally distributed in each edition — out of a set of twenty-six works published by Niklas Luhman mostly over the course of the 1980s and 1990s. An anthology of sophisticated analysis of classical concepts of the sociological tradition, the texts gathered in Teoria dos sistemas na prática reveal the Luhmannian epistemological perception in the sense that the transformations of social structures — in this case, the transition from the stratified society of the Ancien Régime to the modern society, under the perspective of a functional differentiation of social systems’ primacy — necessarily entails transformations of the semantic structures. In principle, such implications demand from social sciences the construction of a unified theory, consistent with the modern society, which should be prevented against the imposition of previous conceptual conventions.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br