RESUMO
CONTEXTO E OBJETIVO:
Dar más notícias, além de dever do médico, requer certas habilidades de sua parte, por se tratar de situação difícil e angustiante para o paciente e seus familiares, assim como desconfortável para os profissionais da saúde. O objetivo deste estudo é avaliar a capacidade dos médicos em dar más notícias, assim como as especialidades mais preparadas e a importância da inclusão do tema para a graduação.
TIPO DE ESTUDO E LOCAL:
Estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em hospital universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
MÉTODOS:
Este estudo utilizou de questionário baseado no protocolo SPIKES que foi respondido por 121 médicos deste hospital universitário. O questionário investigou suas atitudes, posturas, modos e medos em relação a dar más notícias.
RESULTADOS:
A maioria dos médicos não teve problemas quanto ao conceito de más notícias, contudo, as habilidades divergiram dependendo da etapa do protocolo, assim como quanto a especialidade e tempo de formado. De modo geral, os médicos formados há mais de 10 anos se sentem mais confortáveis e confiantes, e transmitem tal informação de maneira mais bem conduzida.
CONCLUSÃO:
Muito se tem a aprimorar em relação a essa técnica. Desse modo, a inclusão do tema durante a graduação é necessária e propostas devem ser sugeridas e averiguadas.
PALAVRAS-CHAVE:
Revelação da verdade; Relações profissional-paciente; Comunicação em saúde; Comunicação para apreensão de informação; Modelos educacionais