Acessibilidade / Reportar erro

Mapeamento das evidências de revisões sistemáticas da Colaboração Cochrane para tomada de decisão em fisioterapia

CONTEXTO E OBJETIVO

A prática clínica baseada em evidências surgiu com o intuito de guiar as questões clínicas para reduzir o grau de incerteza na tomada de decisão. A Colaboração Cochrane vem desen-volvendo revisões sistemáticas de ensaios clínicos controlados aleatórios como assunto de estudos de intervenção de alta qualidade. Atualmente, as modalidades de fisioterapia têm sido amplamente requisi-tadas nos tratamentos em diversas áreas da saúde. Portanto, a realização do mapeamento sobre a situação das evidências científicas da fisioterapia é de extrema importância. O objetivo do estudo foi identificar as revisões sistemáticas e verificar a evidência científica das intervenções fisioterapêuticas e a recomendação ou não de mais estudos.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL

Estudo transversal, realizado no programa de pós-graduação em Medicina Interna e Terapêutica e no Centro Cochrane do Brasil.

MÉTODOS

Foram identificadas e classificadas as revisões sistemáticas que apresentavam intervenções fisioterapêuticas como investigação principal, nos grupos da “Cochrane Reviews Group”, edição 2/2009.

RESULTADOS

Das 3.826 revisões, foram selecionadas 207 (5,41%) que preencheram os critérios de inclusão. Apenas 0,5% das revisões concluíram que a intervenção apresenta efeito positivo e não são recomendados mais estudos; 45,9% mostraram que a intervenção parece ter efeito positivo, e mais pesquisa é recomendada; em 46,9% das revisões, a evidência era insuficiente para prática clínica e foi sugerida mais pesquisa.

CONCLUSÃO

Apenas uma revisão sistemática, “Pulmonary rehabilitation for chronic obstructive pulmonary disease”, indica o uso da intervenção testada com certeza de sua efetividade. A maioria das revisões sistemáticas recomendam estudos futuros com mais rigor na qualidade metodológica.

Prática clínica baseada em evidências; Modalidades de fisioterapia; Ensaios clínicos controlados aleatórios como assunto; Revisão; Estudos de intervenção


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br