RESUMO
CONTEXTO E OBJETIVO:
Crianças nascidas prematuras com frequência apresentam pior desempenho cognitivoque as nascidas a termo em habilidades como memória, atenção, velocidade de processamento. A displasia broncopulmonar pode comprometer o desenvolvimento cognitivo. Os objetivos aqui foram: a) Descrever o desempenho cognitivo de crianças nascidas prematuras com muito baixo peso; b) Investigar sua associação com a displasia broncopulmonar ajustada para fatores sócio-demográfcos, neonatais e pós-neonatais.
TIPO DE ESTUDO E LOCAL:
Estudo transversal desenvolvido em hospital público de cuidados terciários.
MÉTODOS:
Para a avaliação cognitiva de 112 crianças, aplicamos a escala de inteligência (Wechsler scale). Foram comparadas as médias dos escores das crianças com e sem displasia broncopulmonar nos cinco domínios da escala. A associação com a displasia broncopulmonar foi investigada para os domínios que apresentaram diferença signifcativa entre os dois grupos. A associação entre a exposição e o desfecho foi estimada por regressão logística multivariada.
RESULTADOS:
Não houve diferença entre as médias dos domínios do quociente de inteligência total, quociente de inteligência verbal, quociente de inteligência de execução e composto de linguagem geral. O quociente de velocidade de processamento foi o único domínio que apresentou diferença signifcativa entre os dois grupos (P = 0,02). Entre as crianças com displasia broncopulmonar, quociente de inteligência total baixo ocorreu em 28,1%. Na análise multivariada, a displasia broncopulmonar (odds ratio: 3,1; intervalo de confança: 1,1-8,7) permaneceu associada ao desfecho quociente de velocidade de processamento.
CONCLUSÃO:
A displasia broncopulmonar foi um fator de risco independente para alteração no quociente de velocidade de processamento.
PALAVRAS-CHAVE:
Nascimento prematuro; Displasia broncopulmonar; Cognição; Fatores de risco