CONTEXTO E OBJETIVO:
A síndrome da respiração oral é muito comum em crianças em idade escolar, e está possivelmente relacionada a dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Neste estudo, investigamos memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com respiração nasal e oral.
TIPO DE ESTUDO E LOCAL:
Estudo transversal analítico com grupo controle realizado em hospital universitário público.
MÉTODOS:
42 crianças (média = 8,7 anos) identificadas com respiração oral foram comparadas a um grupo controle (média = 8,4 anos) e pareadas por idade e escolaridade. Todos os participantes foram submetidos a entrevista clínica, audiometria tonal, avaliação otorrinolaringológica e avaliação cognitiva da memória operacional fonológica (números e pseudopalavras), compreensão de leitura e aritmética.
RESULTADOS:
Crianças com respiração oral tiveram desempenho significativamente inferior ao de respiradores nasais em compreensão de leitura (P = 0,006), aritmética (P = 0,025) e memória operacional para pseudopalavras (P = 0,002), mas não para números (P = 0,76).
CONCLUSÕES:
Crianças com respiração oral apresentam baixo rendimento escolar e menor memória operacional fonológica em comparação ao grupo controle. Professores e profissionais da saúde devem atentar para a associação da respiração oral com a saúde física e cognitiva das crianças.
Respiração bucal; Memória de curto prazo; Cognição; Baixo rendimento escolar; Saúde pública