Acessibilidade / Reportar erro

Influência da ansiedade materna na ansiedade infantil frente ao atendimento odontológico: estudo transversal

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

A ansiedade é geralmente classificada como um transtorno de caráter neurótico, frequentemente relacionado a contextos de estresse variando entre preocupações, tensão motora e hiperatividade autonômica. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da ansiedade materna na ansiedade de seu filho durante o atendimento odontológico.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo analítico transversal realizado em uma faculdade particular do sul do Brasil.

MÉTODOS:

Amostragem por conveniência foi utilizada. Todas as mães das crianças em tratamento foram convidadas a participar da pesquisa. A coleta dos dados para verificar a ansiedade relacionada com o tratamento odontológico nas crianças foi realizada a partir da aplicação da escala “Venham Picture Test” (VPT). Para as mães, foi utilizada a escala de Corah. Também se utilizou um questionário sociodemográfico autoaplicativo sobre variáveis demográficas, comportamentais, de saúde bucal e de serviço odontológico.

RESULTADOS:

Foram incluídos 40 pares de mães e crianças. Os resultados mostraram que 40% das crianças estavam ansiosas e 60% das mães estavam levemente ansiosas. A anestesia local foi o procedimento que causou mais ansiedade entre as mães, deixando-as um pouco desconfortáveis e ansiosas (60%). Renda familiar maior de R$ 1.577,00 influenciou a ansiedade materna (75.6%). A ansiedade materna influenciou a ansiedade das crianças (81.3%).

CONCLUSÃO:

A maioria das crianças apresentou ansiedade, o que variou do medo ao pânico ao atendimento odontológico, inferindo que a ansiedade materna tem influência na ansiedade dos seus filhos. Os procedimentos odontológicos não interferem na ansiedade das mães, atingindo mais as crianças, porém provocam sentimentos positivos.

PALAVRAS-CHAVE:
Comportamento infantil; Comportamento materno; Ansiedade ao tratamento odontológico; Odontologia; Escala de ansiedade manifesta

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br