Acessibilidade / Reportar erro

Complexo esclerose tuberosa diagnosticado a partir de lesões orais

CONTEXTO:

O complexo esclerose tuberosa é uma doença genética pertencente ao grupo das facomatoses, de herança autossômica dominante, caracterizada por lesões acometendo pele e anexos, além de tumores do sistema nervoso central e periférico, com presença de achados neurólogicos e psiquiátricos, podendo acometer coração, rins, olhos, dentes, mucosa oral e outros órgãos.

RELATO DE CASO:

Apresentamos o caso de um paciente do sexo masculino, 66 anos de idade, que apresentava diversos sinais dermatol ógicos, como máculas hipopigmentadas, lesões em confete, placas tipo shagreen, angiofibromas nas regiões cervical, nasolabial e dorsal, distrofias ungueais e fibromas nos dedos das mãos e pés. Embora o encefalograma não tenha mostrado alterações, a ressonância nuclear magnética apresentou imagem nodular com aspecto semelhante ao parênquima cerebral, medindo 1.2 x 1.0 cm e próxima ao forame de Monro, compatível com astrocitoma subependimário de células gigantes. Abordagem conservadora foi escolhida por meio de controle imaginológico da lesão por sete anos, com ausência de sintomas neurológicos ou processos expansivos. A ultrassonografia de abdômen total revelou massa medindo 4.6 x 3.4 cm, com áreas ecogênicas e heterogêneas, apresentando focos de calcificação no rim direito, com padrão semelhante ao de um angiomiolipoma. O paciente foi submetido a nefrectomia total, devido à presença de áreas de malignidade ao exame histopatológico, e evoluiu para óbito um mês após o procedimento. Este relato de caso ilustra a importância de achados clínicos orais, tais como lesões no esmalte dentário e angiofibromas, para o diagnóstico precoce dessa doença e posterior rastreamento, tratamento e aconselhamento genético.

Diagnóstico; Esclerose tuberosa; Síndromes neurocutâneas; Patologia; Fenótipo


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br