Acessibilidade / Reportar erro

Clima frio é um fator predisponente para torção testicular num país tropical. Um estudo retrospectivo

CONTEXTO E OBJETIVO:

A torção testicular é uma emergência médica e urológica, pois pode levar à perda do órgão. A teoria da ocorrência sazonal da torção testicular é baseada em estudos de instituições localizadas em regiões frias e temperadas. O objetivo foi determinar se o clima frio está associado a uma maior incidência de torção testicular em um país tropical, como o Brasil.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo retrospectivo, realizado em um hospital terciário e de ensino.

MÉTODOS:

Foram estudados pacientes com torção testicular aguda confirmada na cirurgia, durante o período de abril de 2006 a março de 2011. Informações sobre as condições climáticas no início dos sinto-mas foram coletadas.

RESULTADOS:

Um total de 64 casos de torção testicular foi identificado. Os meses com maiores incidên-cias foram junho (16%), julho (19%) e agosto (11%), que assinalaram as menores temperaturas médias, de 17,6 °C, 16,4 °C e 18,2 °C, respectivamente. Onze por cento dos casos ocorreram durante a primavera (outubro a dezembro), 16% no verão (janeiro a março), 34% no outono (abril a junho) e 39% no inverno (julho, agosto, setembro). Houve associação significante entre a incidência de torção testicular e a estação (outono e inverno), P < 0,001.

CONCLUSÃO:

Torção testicular obedece a uma predileção sazonal mesmo num país tropical, sendo mais fre-quente nos meses mais frios do ano, particularmente no outono e inverno, quando ocorrem quase três quartos dos casos. Estes achados acrescentam evidência a um papel etiológico do clima frio na torção testicular.

Torção do cordão espermático; Incidência; Clima frio; Estações do ano; Brasil


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br