Pneumonia causada por Bordetella bronchiseptica em dois pacientes HIV-positivos

Roberta Filipini Rampelotto Andreas Hörner Christine Hörner Roselene Righi Rosmari Hörner Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

Bordetella bronchiseptica (BB) é um cocobacilo Gram-negativo responsável por causar doenças no trato respiratório de cães, gatos e coelhos. São raros os relatos do desenvolvimento desse microrganismo em seres humanos. Porém, em pacientes imunodeprimidos, especialmente nos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV), a BB pode causar infecções pulmonares graves. Nós relatamos dois casos de pneumonia por BB em pacientes do sexo masculino, HIV-positivos em um hospital universitário.

RELATO DE CASO:

No primeiro caso, o paciente de 43 anos foi internado apresentando dor crônica nos membros inferiores e tosse com suspeita de pneumonia. Na cultura de escarro, foi isolado BB, e a infecção foi tratada com sucesso com a associação de sulfametoxazol/trimetroprima e levofloxacino. No segundo caso, o paciente de 49 anos foi internado apresentando febre, náuseas, sudorese e tosse seca, também com suspeita de pneumonia. Das culturas de escarro, secreção traqueal e lavado bronco-alveolar, foi isolado BB, infecção tratada com ciprofloxacino: porém, o paciente foi a óbito.

CONCLUSÃO:

BB deve ser incluído na etiologia de pneumonia em pacientes imunocomprometidos com HIV. Pelo que é de nosso conhecimento, estes dois relatos foram os primeiros casos de pneumonia por BB que ocorreram neste hospital universitário.

PALAVRAS-CHAVE:
Bordetella bronchiseptica; HIV; Pneumonia; Relatos de casos; Humanos

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br