Acessibilidade / Reportar erro

Macroadenoma hipofisário, apresentando-se como um tumor nasal: relato de caso

CONTEXTO:

Macroadenomas hipofisários são tumores intracraniais raros. Em alguns casos, podem apresentar comportamento agressivo e invadir o seio esfenoidal e a cavidade nasal, causando sintomas não usuais. Neste relato de caso, descrevemos um caso atípico de adenoma hipofisário manifestando-se como uma massa nasal.

RELATO DE CASO:

A paciente de 44 anos, do sexo feminino, apresentava amenorreia e galactorreia por 10 meses associando-se a obstrução nasal, macroglossia e acromegalia. Os níveis do hormônio de crescimento e de prolactina apresentaram-se aumentados. Ressonância magnética mostrou uma grande massa originada da superfície inferior da glândula hipofisária associada com erosão da sela túrcica e extensão do tumor através do seio esfenoidal e cavidade nasal. Análise histopatológica demonstrou adenoma hipofisário cromófobo com células epiteliais arrendondadas densamente agrupadas com algumas atipias e escassas figuras de mitose. Não houve evidências de metástase.

CONCLUSÃO:

O macroadenoma invasivo para a cavidade nasal é uma condição rara e há poucos relatos similares descritos na literatura. Este trabalho contribui para mostrar que, na presença de sintomas atípicos como a obstrução nasal, a extensão para o seio esfenoidal e para a nasofaringe deve ser considerada e investigada para um diagnóstico precoce.

Neoplasias hipofisárias; Cavidade nasal; Adenoma hipofisário secretor de hormônio do crescimento; Amenorreia; Prolactina


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br