Acessibilidade / Reportar erro

Estudo clínico randomizado do efeito analgésico da infiltração local versus bloqueio espinal para hemorroidectomia

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

A analgesia pós-operatória e a recuperação precoce são relevantes para a alta hospitalar. O objetivo primário deste estudo foi comparar a eficácia analgésica da infiltração perianal e da anestesia subaracnóidea para hemorroidectomia. O objetivo secundário foi comparar o tempo para alta, efeitos adversos e complicações.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo randomizado prospectivo e comparativo, no Hospital Dr. Mário Gatti.

MÉTODOS:

Foram incluídos 40 pacientes com idades 18-60 anos, na categoria 1 ou 2 de status físico da Sociedade Americana de Anestesiologistas. O grupo local (LG) recebeu infiltração local (ropivacaína a 0,75%) sob anestesia geral; o espinal (SG) recebeu bloqueio subaracnóideo (2 ml de bupivacaína a 0,5%). A suplementação analgésica foi com fentanil para LG e lidocaína para SG. Foram avaliados: intensidade da dor no pós-operatório, relaxamento do esfíncter, força dos membros inferiores, tempo de alta, dose de analgésico em uma semana e efeitos adversos.

RESULTADOS:

Onze (52,4%) pacientes em LG necessitaram de complementação, e nenhum em SG. A intensidade da dor foi maior para LG até 120 minutos, sem diferenças em 150 ou 180 minutos. Não houve diferenças na necessidade de paracetamol ou tramadol. O tempo para a primeira complementação analgésica e a alta hospitalar foram maiores para SG. Os efeitos adversos foram náuseas, tonturas e retenção urinária. CONCLUSÕES: A intensidade da dor foi maior na LG que na SG nas primeiras 2 horas, porém sem diferenças após 150 e 180 minutos. O tempo para a primeira suplementação foi menor na LG; sem diferenças nas doses de paracetamol e tramadol e efeitos adversos.

REGISTRO:

ClinicalTrials.gov NCT02839538.

PALAVRAS-CHAVE:
Anestesia local; Raquianestesia; Analgesia; Complicações pós-operatórias; Hemorroidectomia; Estudo clínico controlado aleatório

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br