Qualidade de planos dietéticos para perda de peso veiculados em revistas femininas. Um estudo descritivo transversal

Maiara Martinighi Edina Mariko Koga da Silva Sobre os autores

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

O Brasil tem a quinta maior população de obesos do mundo. Revistas femininas publicam um grande número de planos dietéticos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade desses planos.

TIPO DE ESTUDO:

Estudo descritivo transversal.

MÉTODOS:

Incluímos as revistas femininas brasileiras de maior circulação publicadas entre janeiro e junho de 2014 que tivessem uma chamada de dieta para perda de peso em sua capa. De cada plano dietético, foi extraída a quantidade de macro e micronutrientes. Comparamos esses valores com as diretrizes nutricionais da Organização Mundial de Saúde para mulheres adultas. Verificamos também a quantidade total de energia, se o plano recomendava consumo de água e prática de atividade física.

RESULTADOS:

Um total de 136 exemplares potencialmente elegíveis foi identificado; 41 foram excluídos e 95 exemplares de 6 revistas diferentes foram incluídos no estudo. A análise mostrou que 83,1 % dos planos apresentaram valores de carboidratos e de fibras menores do que os recomendados. Por outro lado, o teor de proteína e de ácidos graxos saturados foi maior do que o recomendado em 97,8% e 95,7% dos planos, respectivamente, e 75,7% dos planos tinham teor inadequado de cálcio e 70,5% de ferro. Apenas 30 planos especificaram a quantidade total de energia diária e em 53,3% desses, a informação foi discordante com nossas estimativas; 20% dos planos não recomendavam consumo diário de água, 35,7% não recomendavam a prática de atividade física.

CONCLUSÃO:

A qualidade dos planos dietéticos para perda de peso veiculados em revistas femininas brasileiras é baixa.

PALAVRAS-CHAVE:
Valor nutritivo; Dieta; Perda de peso; Publicações; Feminino

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br