CONTEXTO: Entre os componentes do grupo familiar, sem dúvida a mãe é o mais importante, justificando-se por isso uma avaliação de sua saúde mental enquanto uma das variáveis a ser considerada dentre os fatores que determinam o nível de desenvolvimento da criança.OBJETIVO: Avaliar o impacto no desenvolvimento infantil, ambiente familiar e saúde mental materna da aplicação da Programação Neurolingüística (PNL) nos pais, em creche de favela de São Paulo. TIPO DE ESTUDO: ensaio clínico randomizado. LOCAL: Creche municipal em favela de São Paulo. AMOSTRA: 45 mães e suas crianças de 18 a 36 meses. VARIÁVEIS ESTUDADAS: desenvolvimento psicomotor infantil, ambiente familiar e saúde mental materna. Desenvolvimento infantil: Escalas Bayley, ambiente familiar: HOME, saúde mental materna: SRQ. INTERVENÇÃO: PNL: 15 sessões. Experimental (GE); 23 crianças, intervenção pelo PNL e controle (GC); 22 crianças sem intervenção. RESULTADOS: 37 crianças remanescentes (GE = 10, GC = 27): Variações no desenvolvimento mental (OR = 1,21 - IC 95% 0,0 - 23,08); no ambiente familiar (Wilcoxon): antes p = 0,96; após p = 0,09; na saúde mental materna: p = 0,26, 2 g.l. CONCLUSÕES : Existe tendência mostrando efeito positivo da intervenção no ambiente familiar.