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Prevalência de escoliose em escolares em uma cidade do sul do Brasil

CONTEXTO E OBJETIVO: A escoliose não é um diagnóstico, e sim uma descrição de uma alteração estrutural que ocorre numa variedade de condições. Progressão da curvatura durante o período de rápido crescimento pode resultar numa deformidade grave, a qual pode ser acompanhada por comprometimento cardiopulmonar. O objetivo do estudo foi medir a prevalência de escoliose entre escolares da quinta a oitava série e verificar a possível associação entre a presença de escoliose, o sobrepeso corporal e o peso do material escolar. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico realizado no município de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: Foram avaliados 1.340 escolares. As variáveis estudadas foram a prevalência de escoliose, tipo de escola, local da escola, idade, série, sexo, peso corporal, prevalência de peso excessivo do material escolar, altura, índice de massa corporal (IMC) e medidas de alinhamento da coluna vertebral. RESULTADOS: A prevalência de escoliose foi de 1,4%; de assimetria de ombros e escápula, 6,6%; de assimetria antebraço e tronco, 4,0%; desalinhamento da coluna vertebral, 1,9%; assimetria do triângulo de Tales, 6,4%; o sobrepeso corporal, 19,8%; e carregar material escolar com peso excessivo, 27%. O estudo não encontrou associação estatisticamente significativa entre a escoliose e o sobrepeso corporal e a escoliose e o excesso de peso do material escolar. CONCLUSÕES: A prevalência de escoliose com base escolar mostrou-se baixa. Não foi encontrada correlação entre essa condição clínica e as outras variáveis.

Escoliose; Coluna vertebral; Prevenção primária; Estudantes; Triagem


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