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Propagandas de medicamentos psicoativos: comparação de informações técnicas entre três países: Brasil, Estados Unidos e Reino Unido

CONTEXTO E OBJETIVO: Trabalhos realizados nos anos 70 e 80 demonstraram que havia diferenças de informações para um mesmo medicamento dependendo do país em que era comercializado. Regulamentos nacionais e internacionais foram publicados com o objetivo de extinguir tais diferenças e fomentar o uso racional de medicamentos. O objetivo deste trabalho é comparar as informações contidas nos anúncios de medicamentos psicoativos publicados em periódicos de psiquiatria brasileiros, norte-americano e ingleses, antes e após a publicação do "Export Act", publicado em 1986 nos Estados Unidos; dos "Critérios da WHO", em 1988, e a Resolução da Diretoria Colegiada nº 102, de 2000, da Agência Nacional Vigilância Sanitária do Brasil. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Análise de conteúdo realizado no Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). MÉTODOS: O conteúdo dos anúncios foi analisado de acordo com técnica de análise de conteúdo, segundo as exigências dos regulamentos. Ao todo, foram analisados 24 anúncios brasileiros de medicamentos psicoativos em comum com os anúncios americanos e/ou ingleses publicados no mesmo período. RESULTADOS: Observou-se que os anúncios brasileiros omitem informações que restringem o uso dos remédios como contra-indicações, reações adversas. interações, advertências e precauções sobre os medicamentos, e estas mesmas informações estão presentes em anúncios norte-americanos e ingleses. CONCLUSÕES: Os dados deste trabalho sugerem que persistem até hoje as diferenças de informações de um mesmo medicamento em anúncios, dependendo do país de comercialização e que as legislações não são suficientes para extingui-las.

Preparações farmacêuticas; Propaganda; Publicidade; Psicotrópicos; Legislação


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