Neurological complications of coronary arteriography

Este artigo relata um caso de uma mulher de 46 anos submetida a cateterismo cardíaco femoral direito, que desenvolveu paresia do olhar conjugado para cima, para baixo, déficit de convergência e nistagmo para cima logo após o procedimento. Ressonância nuclear magnética mostrou hipersinal de T-2 paramediana mesencefálica esquerda. Dextran 40 proporcionou progressiva regressão do déficit do olhar vertical. Nistagmo e convergência regrediram parcialmente. Possíveis mecanismos lesionais: lesão vascular pelo cateter e tromboembolismo ou dissecção da intima; arritmia cardíaca; espasmo arterial pelo cateter ou contraste; combinação de dois ou mais destes fatores são discutidos.


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br