Acessibilidade / Reportar erro

Nota do editor

NOTA DO EDITOR

Dando continuidade à temática da edição anterior, que abordou a educação do ponto de vista estrutural, este número da Revista trata de aspectos específicos e conjunturais da relação entre educação e sociedade.

O processo de aprendizagem, a formação de professores e o acesso a recursos físicos educacionais estão organicamente ligados às condições sociais e econômicas da sociedade, nos aspectos que dizem respeito a cultura, ciência e tecnologia. A educação transforma a sociedade e, por sua vez, a estrutura social vigente gera impacto sobre o sistema educacional.

Desta forma, questões como qualidade de ensino, ajuste de conteúdos ou currículos, administração e planejamento educacional devem ser analisadas tendo como referência tanto a heterogeneidade das situações sociais brasileiras, quanto as diferenciações trazidas pela globalização econômica e avanço tecnológico. Assim, torna-se necessário que teorias e práticas educativas sejam repensadas à luz da formação da sociedade.

Nesta linha de preocupação, este número da São Paulo em Perspectiva discute, de início, a passagem para novos modelos educacionais, considerados a partir das atuais possibilidades históricas.

Da televisão, passando pela publicidade, até chegar à informática, a sociedade conhece inovações que exigem novos significados para a formação do educador e para a compreensão da capacidade de aprendizado dos jovens. As teorias educacionais, em face dos desafios da contemporaneidade, passam não apenas a considerar novos processos de ensino/aprendizagem, mas também a enfatizar outros enfoques relacionados à ética e à cidadania.

Assim, atualmente, ganham destaque algumas questões nucleares da educação: o deslocamento de eixo da Europa para os Estados Unidos, no sentido de se pensar como o americanismo penetra no Brasil; a visão da educação sob a perspectiva da psicologia social, sob as relações familiares e, ainda, considerando-se a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

Finalmente, devem ser relevadas as interfaces que a educação possui com o desenvolvimento social e individual. Nesta direção, o debate está centrado nas situações concretas da educação diante do trabalho, profissionalização e cidadania, reafirmando o sistema educacional como o principal fundamento da sociedade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Maio 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
Fundação SEADE Av. Casper Líbero, 464, 01033-000 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3313-5777, Fax: +55 11 2171-7297 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: perspectiva@seade.gov.br