São Paulo em Perspectiva, Volume: 15, Issue: 3, Published: 2001
  • Untitled document Nota do Editor

  • Despachos no museu: sabe-se lá o que vai acontecer...

    ROLNIK, SUELY

    Abstract in Portuguese:

    A vida em suas diferentes fórmulas de criação constitui um dos alvos privilegiados do investimento do capitalismo contemporâneo. Para fabricar e comercializar clones, o capitalismo extrai as matrizes não só da biodiversidade na natureza, mas também do multiculturalismo de modalidades de produção de sentido, de territórios de existência e de subjetividade. Um dos maiores desafios do artista contemporâneo está em se instalar no próprio âmago dessa ambigüidade, associando-se ao investimento capitalista, mas negociando para manter a vida como princípio ético organizador, tolhendo assim seu vetor perverso.
  • Cultura audiovisual e arte contemporânea

    ORTIZ RAMOS, JOSÉ MARIO; BUENO, MARIA LUCIA

    Abstract in Portuguese:

    Tendo como fio condutor a cultura audiovisual e as artes plásticas contemporâneas, procurou-se enfocar a reorganização da produção cultural no cenário globalizado, considerando particularmente a participação de dois fatores: as políticas culturais e as pesquisas acadêmicas.
  • Bienal de São Paulo: impacto na cultura brasileira

    OLIVEIRA, RITA ALVES

    Abstract in Portuguese:

    O principal evento de artes plásticas no Brasil é a Bienal de São Paulo. Na metade do século XX, um novo cenário cultural possibilitou a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal, que chegou ao final do século como um dos mais importantes eventos do circuito mundial, detentora de pesados investimentos patrocinados, na maior parte, pela iniciativa privada. Ganham espaço os curadores e as atividades pedagógicas voltadas para o público de massa.
  • Telenovelas brasileiras: balanços e perspectivas

    BORELLI, SILVIA HELENA SIMÕES

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo é refletir - elaborar um balanço, projetar perspectivas - sobre o lugar da telenovela na produção cultural contemporânea e no campo da reflexão acadêmica. A telenovela apresenta-se como um dos principais produtos da televisão brasileira e esta, por sua vez, como um dos mais significativos meios de comunicação, fundamental na consolidação do projeto de modernização no Brasil. Além de produto da indústria cultural, a telenovela - forma seriada, território de ficcionalidade - constitui-se em elemento de mediação entre produtores e cotidiano dos receptores.
  • Cidades Complexas no Século XXI: ciência, técnica e arte

    LIMENA, MARIA MARGARIDA CAVALCANTI

    Abstract in Portuguese:

    A discussão sobre o futuro das metrópoles contemporâneas realizada neste artigo parte do pressuposto de que as crises urbanas não podem ser pensadas como resultado de um processo linear ou determinado, mas como processo complexo, que requer uma visão macroscópica, visando à identificação de seus atributos, suas tendências, contratendências, determinações e indeterminações. Propõe formas de compreensão pautadas por uma ampliação dos operadores cognitivos, estabelecendo o diálogo interdisciplinar que busca superar os limites entre ciência, técnica e arte.
  • Cultura, política e modernidade em Noel Rosa

    TOTA, ANTONIO PEDRO

    Abstract in Portuguese:

    A produção musical de Noel Rosa, embora importante, é pouco notada pelo meio acadêmico. A obra deste artista demonstra (evidencia ou participa das) as mudanças na estrutura estética da música popular e, principalmente, consegue captar as transformações da sociedade em época de transição.
  • A cidade que mais cresce no mundo: São Paulo território de Adoniran Barbosa

    MATOS, MARIA IZILDA SANTOS DE

    Abstract in Portuguese:

    Estas reflexões focalizam a produção musical e a trajetória artística de Adoniran Barbosa, privilegiando os anos 40, 50 e 60. Suas composições são identificadas como uma forma de estar e se apropriar da cidade, e nelas emergem experiências urbanas intensas e emocionais, rastros de memória afetiva da São Paulo de outros tempos.
  • Feminizar é preciso: por uma cultura filógina

    RAGO, MARGARETH

    Abstract in Portuguese:

    Este texto traz algumas reflexões sobre o lugar do feminino em nossa cultura, tomando como ponto de partida a recorrente estigmatização da feminista como frustrada, assexuada e mal-amada. Pergunta pelas reações misóginas que a luta pela emancipação das mulheres tem provocado ao longo de sua história e sugere alternativamente a possibilidade da construção de uma cultura filógina.
  • Feminismo e recortes do tempo presente: mulheres em revistas "femininas"

    SWAIN, TANIA NAVARRO

    Abstract in Portuguese:

    Ouve-se dizer que o feminismo acabou. Que tudo já foi conseguido pelas mulheres, conquistas em todos os campos sociais. Apesar de evidentes modificações nas relações de gênero em alguns países do Ocidente, o que aqui se pretende analisar é a dimensão das representações sociais do feminino, constitutivas das configurações identitárias e corpóreas, já que presentes na apreensão do real. A mídia e as revistas femininas compõem um locus especial de análise da ação do discurso e das imagens modelando corpos e assujeitando-os a uma certa representação do feminino.
  • Futebol e estética

    DAMO, ARLEI SANDER

    Abstract in Portuguese:

    Este ensaio pretende dar uma contribuição ao entendimento do esporte e, particularmente, do futebol no Brasil a partir de uma perspectiva estética. Desta forma são apresentadas e discutidas três categorias analíticas: o ritual disjuntivo, o "pertencimento" clubístico e a noção de jogo absorvente.
  • Trânsito religioso no Brasil

    ALMEIDA, RONALDO DE; MONTEIRO, PAULA

    Abstract in Portuguese:

    O campo religioso sofreu transformações nas últimas décadas que levaram à fragmentação institucional e à intensa circulação de pessoas pelas novas alternativas religiosas. Este artigo pretende caracterizar a configuração atual do campo religioso brasileiro a partir de dados sociodemográficos de uma pesquisa nacional realizada para o Ministério da Saúde e, num segundo momento, formular um fluxograma exploratório do padrão de migração de pessoas e crenças entre as religiões.
  • A cultura na esteira do tempo

    SILVA, MARIA APARECIDA DE MORAES

    Abstract in Portuguese:

    Objetiva-se neste texto analisar os traços culturais de um mundo anterior à emigração dos trabalhadores rurais para as cidades, como um dos ingredientes da memória social e individual, tendo em vista o processo de desenraizamento decorrente da modernização da agricultura, implantada no final da década de 60. A cultura material e simbólica do mundo rural de antes caracteriza-se como lugar, em razão do seu não-lugar no conjunto da sociedade atual.
Fundação SEADE Av. Casper Líbero, 464, 01033-000 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3313-5777, Fax: +55 11 2171-7297 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: perspectiva@seade.gov.br