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Scientiae Studia, Volume: 5, Número: 3, Publicado: 2007
  • Editorial

    Mariconda, Pablo Rubén
  • Instinto e razão na natureza humana, segundo Hume e Darwin Artigos

    Matos, José Claudio Morelli

    Resumo em Português:

    Esta discussão pretende mostrar pontos relevantes de uma comparação entre a obra de David Hume e de Charles Darwin, no que toca às capacidades cognitivas humanas e de outros animais. Hume tem uma teoria que explica o conhecimento causal em termos de um instinto natural - o hábito. A presença de tal instinto pode ser entendida remetendo-se a uma teoria geral da natureza, onde o mundo é entendido como governado por leis e regularidades constantes, e sem a suposição da interferência de um plano ou desígnio. Isto conduz Hume à aproximação entre a capacidade cognitiva humana e a de outros animais, que também manifestam um aprendizado instintivo do tipo causal. Darwin, por sua vez, menciona uma graduação de diversas capacidades de conhecimento, diferenciando a ação instintiva da ação que resulta de deliberação e inferência; e aponta para o fato de que muitos animais apresentam um grau significativo de comportamento inteligente. Seu mecanismo de evolução por seleção natural pretende explicar essas características, tanto no homem como nos animais. Disso resulta contemporaneamente uma corrente em epistemologia que tem recebido o nome de epistemologia evolutiva, a qual, ao seguir declaradamente Darwin, carece de uma interpretação mais detalhada do pensamento de Hume, que poderia, supõe-se, oferecer elementos para o tratamento de questões epistemológicas tais como a da capacidade para o conhecimento causal.

    Resumo em Inglês:

    This discussion intends to show some relevant elements, in order to establish a comparison between the works of David Hume and Charles Darwin concerning human and other animal's cognitive capacities. Hume develops a theory to explain causal knowledge in terms of a natural instinct - habit. The presence of this instinct can be understood by reference to a general theory of nature that conceives the world governed by constant laws and regularities, without any supposition of interference of an external design or intention. This leads Hume in the way of an approximation between human cognitive capacities and the cognitive capacities of other animals, which also reveals instinctive learning of causal type. Darwin, on his turn, offers a graduation of many capacities of knowledge, distinguishing instinctive action from action resulting from deliberation and inference, and points to the fact that many animals have a significant degree of intelligent behavior. Darwinian mechanism of evolution by natural selection wants to explain this character, in humans as much as in animals. From that results the contemporary fashion in epistemology called evolutionary epistemology that, by following Darwin, lacks a more detailed interpretation of Hume's teaching that could, we suppose, offer elements to the treatment of questions such as the capacity of causal knowledge.
  • Sobre as origens da crítica da tecnologia na teoria social: Georg Simmel e a autonomia da tecnologia Artigos

    Garcia, José Luís

    Resumo em Português:

    No pensamento de Georg Simmel deparamo-nos com uma atenção específica e completamente antecipatória, ainda que embrionária, do tema da ciência e da tecnologia modernas na sociedade industrial e metropolitana. No âmbito da teoria social e das humanidades, este fato coloca-o entre os pioneiros da reflexão neste campo. Esta constatação, porém, não foi ainda reconhecida nem submetida à análise profunda pela atual e influente corrente de estudos sociais sobre a tecnologia ou pelo ramo filosófico que se tem dedicado, nas últimas décadas, a sua interrogação e meditação. Este ensaio é composto por quatro partes principais: na primeira parte, apresenta-se sumariamente o contexto do pensamento sociológico sobre a tecnologia no tempo de Simmel, de forma a sustentar o seu pioneirismo nessa área; na segunda, desenvolve-se a conexão entre os elementos essenciais da sua proposta epistemológica para a apreensão da realidade social e a forma como, através do exemplo do dinheiro, compreendeu a mediação via objetos ou artefatos; na terceira, revela-se a sua compreensão do fenômeno tecnológico como sistema cultural; na última parte, reconstitui-se o seu Zeitdiagnostik e a argumentação precoce em favor da tese da autonomização da tecnologia.

    Resumo em Inglês:

    In the thought of Georg Simmel we find a specific attention completely anticipatory, though in embrionic form, on the subject of modern science and technology in industrial and metropolitan society. In the field of social theory and humanities, this puts him amongst the pioneering thinkers in this area. However, these facts have not been recognized, and a deeper analysis of Simmel's work is missing both from currently influential social studies on technology and from philosophical investigations and reflections on technology in recent decades. This essay is divided into four parts: Part one contains a summary of sociological thought on technology in Simmel's time, providing the basis for the argument that he was a pioneer in this field. Part two develops the connection between key elements of his epistemology for understanding society and the way in which, using money as an example, he interpreted exchange by means of objects or artefacts. Part three shows how Simmel understood the phenomenon of technology as a cultural system. Finally, part four rebuilds his Zeitdiagnostik and the visionary arguments he developed in favour of the thesis of autonomous technology.
  • Reflexões sobre a imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade Artigos

    Schor, Tatiana

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é conceitualizar ciência e tecnologia e caracterizar a relação entre elas. Com base em Lacey, define-se ciência como um padrão de racionalidade, que explica e desenvolve a tecnologia. Do entendimento da duplicidade (explicação e desenvolvimento) da relação entre ciência e tecnologia argumenta-se que ambas têm uma necessária inserção nos processos e valores sociais. Ao mesmo tempo em que é influenciada pelos processos sociais, a ciência influencia a sociedade, caracterizando o que Granovetter chama de imbricação (embeddedness) de uma esfera da vida social compreendida como autônoma - a ciência - na sociedade. A força desse padrão de racionalidade, configurado na relação ciência e tecnologia, é exatamente o laço entre os valores sociais e os respectivos valores cognitivos produzidos por essa forma de conhecimento. Para explorar essa tese, propõe-se um caso ilustrativo de produção do conhecimento - o experimento de grande escala da interação biosfera-atmosfera na Amazônia (LBA). Para analisá-lo, utilizou-se do arcabouço teórico-metodológico do estudo das ciências e das técnicas, mais especificamente, de Bruno Latour. A discussão explorada neste artigo encontra-se na fronteira entre a sociologia e a filosofia da ciência.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to conceptualize science and technology and characterize the relationship between them. Based on Lacey, science is defined as a pattern of rationality that explains and develops technology. From the understanding of this duplicity (explanation and development) in the relationship between science and technology it is argued that both have an important and necessary insertion in the social processes and values. At the same time science is influenced by these processes, it influences the society characterizing what Granovetter calls embeddedness of a sphere of social life understood as autonomous - the science - in society. The power of this pattern of rationality configured in the relationship between science and technology is exactly the link between social values and the related cognitive values produced by this form of knowledge. In order to explore this thesis an illustrative case is proposed: the large scale experiment of interaction of biosphere-atmosphere in Amazonia - LBA. To analyze it a specific theoretical-methodological perspective on science and technics was chosen, that of Bruno Latour. The discussion explored in this paper lies in the frontier of sociology and philosophy of science.
  • Martin Heidegger e a técnica Documentos Científicos

    Silva, Franklin Leopoldo e
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    Heidegger, Martin
  • O DNA francês: biossociabilidade e politização da vida Resenhas

    Basques, Messias
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