Scientiae Studia, Volume: 13, Issue: 2, Published: 2015
  • Editorial Editorial

    Mariconda, Pablo Rubén
  • Simondon and constructivism: a recursive contribution to the theory of concretization Artigos

    Feenberg, Andrew

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo defende que a teoria da concretização de Gilbert Simondon é útil tanto para os estudos sobre ciência e tecnologia (ECT) quanto para a teoria política. Por "concretização", Simondon compreende o processo de multiplicação de funções propiciadas pelas estruturas de um dispositivo. Ele oferece o exemplo do motor com resfriamento a ar, que combina resfriamento e contenção em uma única estrutura, a caixa do motor. A concretização contrasta com projetos "abstratos", que acrescentam estruturas para cada função, complicando o dispositivo e reduzindo sua eficiência. De acordo com Simondon, a evolução normal das tecnologias pode ser acompanhada através de suas sucessivas concretizações. O propósito deste artigo é concretizar em um único sistema de referência conceitual as noções funcionalmente distintas de "concretização" em Simondon e de "atores" nos ECT. Essa combinação tem aplicações políticas importantes. Ela mostra como demandas aparentemente contraditórias podem ser reconciliadas através de inovação. Por exemplo, diz-se frequentemente que acrescentar novas funções ambientais a tecnologias existentes implicará na troca da eficiência pela ideologia. Ao invés disso, o novo sistema de referência conceitual abre-nos uma perspectiva de transformação radical da tecnologia requerida pela modernização e sustentabilidade ecológicas. Ao fazer isso, ele sugere um modo de reconstruir a "crítica racional da razão" da Escola de Frankfurt e a noção de "racionalidade tecnológica" de Marcuse.

    Abstract in English:

    Abstract This article argues that Gilbert Simondon's theory of concretization is useful for both science and technology studies (STS) and political theory. By "concretization" Simondon means the process of multiplying the functions served by the structures of a device. He gives the example of the air cooled engine which combines cooling and containment in a single structure, the engine case. Concretization contrasts with "abstract" designs that add structures for each function, complicating the device and reducing its efficiency. According to Simondon the normal evolution of technologies can be traced in successive concretizations. The aim of this paper is to concretize in a single conceptual framework the functionally distinct notions of "concretization" in Simondon and "actors" in STS. The combination has important political applications. It shows how apparently contradictory demands can be reconciled through innovation. For example, we are often told that adding new environmental functions to existing technologies will trade off ideology for efficiency. Instead, the new framework opens a perspective on the radical transformation of technology required by ecological modernization and sustainability. In so doing, it suggests a way of reconstructing the Frankfurt School's "rational critique of reason" and Marcuse's notion of "technological rationality".
  • Simondon, cybernetics and mechanology Artigos

    Domingues, Ivan

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo propõe elucidar a relação entre a cibernética e a mecanologia na obra de Simondon, considerando suas duas teses de doutorado e a entrevista concedida em 1968 a Jean Le Moyne, a pedido do Ofício do Filme do Québec, no Canadá, ao longo da qual é predominante o uso de "mecanologia", em contraste com as teses, onde sofre a concorrência dos vocábulos "alagmática" e "organologia", ficando o termo "cibernética" na penumbra. A cibernética é celebrada na França em 1962, no contexto dos famosos Colóquios de Royaumont, quando Norbert Wiener foi homenageado e a cibernética ocupou toda a cena, com a participação ativa de Simondon na organização do evento. Essa situação leva os estudiosos a interrogar-se pelo destino do termo "cibernética" em sua obra, caso estivesse em jogo a segunda cibernética, em vez da primeira, e que só veio a lume mais tarde. Mais do que o interesse historiográfico do assunto, o artigo pretende suscitar um interesse epistemológico na filosofia da tecnologia. O desafio é lançar luz sobre a questão ainda por demais obscura acerca das relações entre a tecnologia, a engenharia e a ciência.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to clarify the relationship between cybernetics and mechanology in Simondon's work, considering his two doctoral theses and the interview he gave in 1968 to Jean Le Moyne, at the request of the Quebec Film Office in Canada. In this interview the use of "mechanology" is predominant, in contrast with the theses, where it suffers from competition with terms such as "allagmatics" and "organology", leaving the term "cybernetics" in the shade. Cybernetics is celebrated in France in 1962, in the context of the famous Royaumont Colloquia, when Norbert Wiener was honored and cybernetics occupies the whole scene, with Simondon's active participation in the event organization, This situation leads experts to question the fate of the word "cybernetics" in his work, in the case the second cybernetics was at stake, instead of the first one, but that only came to light later. More than a subject of historiographical interest, the article aims to evoke an epistemic interest in the philosophy of technology. The challenge is to shed light on a question that still remains obscure: the relationships among technology, engineering and science.
  • Gilbert Simondon and a biological philosophy of technology Artigos

    Lopes, Wendell Evangelista Soares

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo visa mostrar o significado da filosofia biológica da técnica em Gilbert Simondon. Essa rubrica coloca em ação uma leitura da filosofia da técnica do filósofo francês como uma ontologia regional no interior de sua ontologia geral ontogenética, que, nesse regime específico, baseia-se em um modelo do orgânico. Para tanto, mostraremos que a individuação dos objetos técnicos, sua concretização marcada pela superdeterminação funcional, obriga-nos a pensá-los em sua organicidade e desde uma organologia geral. Ademais, os conceitos de adaptação e de ambiente associado também contribuem enquanto aspectos biológicos que acompanham a concepção de Simondon do modo de existência dos seres técnicos. Como resultado, veremos que quanto mais concreto e adaptado - na série de sua evolução específica -, mais o objeto técnico se aproxima da individualidade propriamente biológica. Essa aproximação não terá, entretanto, o sentido de uma assimilação completa entre o técnico (especialmente, o maquínico) e o orgânico. Na autoprodução vital, permanece sempre um resto para além do maquínico, cuja demonstração é erigida por Simondon, por fim, com a ideia de uma origem vital absoluta dos objetos técnicos enquanto "mutação orientada". Apontaremos que tal origem não tem base meramente humana, mas se estende também para outras esferas do domínio vital.

    Abstract in English:

    Abstract The present article aims to show the meaning of the biological philosophy of technique in Gilbert Simondon. This concept puts into action a reading of the French philosopher's philosophy of technique as a regional ontology within his ontogenetic general ontology, which in that particular scheme is based on an organic model. We will elaborate this to show that the individuation of technical objects, their concretization marked by their functional overdetermination, forces us to think of them in its organicity and from a general organology. Moreover, the concepts of adaptation and associated environment also contribute as biological aspects that accompany Simondon's conception of the mode of existence of technical beings. As a result, we will see that the more concrete and adapted the technical object is - in the series of its specific evolution - the more it comes closer to the proper biological individuality. This approximation will not have, however, the meaning of a complete assimilation between the technical (especially the machinical) and the organic. In the vital self-production, Simondon demonstrates that there always remains something beyond the machinical, namely, the idea of an absolute vital source of technical objects as a "guided mutation". We will show that such a source is not merely human, but also extends to other spheres of the vital domain.
  • A certain latitude: Georges Canguilhem, bio-politics and life errancy Artigos

    Safatle, Vladimir

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo procura discutir a possibilidade de uma biopolítica que não seja apenas a descrição dos mecanismos disciplinares de administração dos corpos e de gestão calculista da vida, mas possa fornecer um fundamento para a crítica social do capitalismo contemporâneo. Para tanto, trata-se de derivá-la do vita lismo de Georges Canguilhem e de suas discussões a respeito da normatividade vital, das relações entre o normal e o patológico e da errância própria à atividade vital. Ao fim desse processo, veremos como a processualidade interna ao conceito de vida poderá aparecer como fator determinante para a reorientação do pensamento crítico e de uma teoria sobre o conceito de norma.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to discuss the possibility of a bio-political approach that wouldn't be just the description of disciplinary mechanisms of bodies' administration and the calculating administration of life, but that could provide the ground for a social criticism of contemporary capitalism. This bio-political approach is derived from Georges Canguilhem's vitalism with its discussions about vital normativity, the relationship between normal and pathological and the characteristic errancy of vital activity. At the end, we will see how the inner process of the concept of life could appear as a major strategy for the reorientation of critical thought and a theory on the concept of norms.
  • The fascination of technological compulsion: on scientific rationality in Hans Jonas Artigos

    Chiarello, Maurício

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em que medida a proposta de uma nova ética para a civilização tecnológica, elaborada por Hans Jonas, possuiria o condão de convocar os cientistas para o efetivo exercício de sua responsabilidade perante à natureza ameaçada? O esclarecimento, que sua obra pretende levar a termo a respeito dos crescentes perigos associados ao progresso técnico-científico, não procura fundamentalmente refrear, em caráter emergencial, a cega compulsão de aplicação tecnológica, com os perversos efeitos associados à tecnolo gização e à mercantilização da ciência em nossos dias? Com efeito, sua crítica da ideologia legitimadora do progresso tecnocientífico procura, em última instância, debelar o processo compulsivo de aplicações tecnológicas, considerado perverso em si mesmo, não se permitindo considerar de que outra forma o progresso tecnocientífico poderia vir a desenvolver-se, de modo a tornar-se efetivamente capaz de atender valores humanos, sociais e ambientais. A partir da explicitação dos impasses a que conduz a proposta de Jonas, respaldamo-nos nos estudos de Hugh Lacey para apresentar uma forma alternativa de estru turação das atividades científicas. Visando suplantar esses impasses, procuramos investigar em que medida o desejável acolhimento de valores morais, sociais e ambientais, por parte das práticas científicas e tecnológicas vigentes, poderia estar conjugado com uma experiência propriamente estética capaz de propiciar a abertura à alteridade e o acolhimento de valores alheios. A investigação do concurso de uma experiência deste teor é realizada à luz de motivos de pensamento presentes nas obras de Theodor Adorno e Herbert Marcuse.

    Abstract in English:

    Abstract To what extent does the proposed new ethics for technological civilization, developed by Hans Jonas, have the power to convene scientists for the effective exercise of their responsibility to nature that is under threat? Does not the clarification, which his work is intended to further about the growing dangers associated with technical and scientific progress, seek basically to restrain, as a matter of emergency, the blind technological compulsion that leads to the perverse effects associated with technologizing and commercializing science today? Indeed, his critique of the legitimating ideology of techno-scientific progress ultimately intends to overcome the compulsive process of technological application, considered perverse in itself, that does not allow that other forms of techno-scientific progress could be developed that would become able to attend effectively to human, social and environmental values. Starting from the explanation of the impasses to which Jonas' proposal leads, we based ourselves on studies of Hugh Lacey in order to present an alternative way of structuring scientific activities. Aiming to overcome these impas ses, we investigate to what extent the desired attention to moral, social and environmental values by current scientific and technological practices could be connected to an aesthetic experience that is able to provide openness to otherness and the reception of foreign values. Investigating the contribution of an experience of this kind is conducted in the light of thought motifs of Theodor Adorno and Herbert Marcuse.
  • Voltaire and Algarotti: diffusers of Newton's optics in Europe in the eighteen century Artigos

    Moura, Breno Arsioli; Silva, Cibelle Celestino

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No início do século xviii, Isaac Newton publicou seu principal trabalho sobre óptica, o Opticks (Óptica). Impregnado por uma perspectiva indutiva, o livro logo se tornou a principal referência para os estudos sobre a luz e as cores, sendo amplamente popularizado pelos seguidores de Newton. Neste artigo, analisamos como dois importantes livros contribuíram para essa popularização e também qual era a imagem de ciência que tencionavam propagar, o Élements de la philosophie de Newton (Elementos da filosofia de Newton) de Voltaire e o Newtonianismo per le dame (Newtonianismo para as damas) de Algarotti. Será possível perceber que ambos os autores distorceram o conteúdo do livro de Newton, no intuito de propagar uma imagem idealizada das ideias newtonianas e da própria filosofia natural.

    Abstract in English:

    Abstract In the beginning of 18th century, Newton published his main work about light and colors, the Opticks. Impregnated by an inductive perspective, the book became the major reference for the studies about light and colors, being widely popularized by Newton's followers. In this article, we analyze how two important works contributed to this process of popularization and also what image of science they intended to propagate: Voltaire's Elements of Newton's philosophie and Algarotti's Sir Isaac Newton's philosophy explain'd for the use of the ladies. We will be notice that both authors distorted the content of the Opticks, in order to propagate an idealized image of Newtonian ideas and natural philosophy itself.
  • Revisiting Jacques Ellul's thought in the twenty first century society Resenhas

    Barrientos-Parra, Jorge
  • Technical advancement and humanization in Gilbert Simondon Resenhas

    Cruz, Cristiano Cordeiro
  • On the concept of invention in Gilbert Simondon Resenhas

    Camolezi, Marcos
  • Ethics, knowledge, and life Resenhas

    Puttini, Rodolfo Franco
  • The bio-politics of psychic sufferings Resenhas

    Vásquez Valencia, María Fernanda
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