RESUMO
Objetivo:
elaborar e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes.
Método:
estudo metodológico realizado em 2016, Picos (Brasil). Para a elaboração da versão inicial do jogo, realizou-se um levantamento de informações científicas e escolha do conteúdo que se desejava ensinar. Ao final, o jogo dividiu-se em: tela inicial e os cenários da sala, da cozinha e da praça, onde foi inserido o cenário de esporte. Para validação do instrumento, selecionaram-se 15 especialistas, que avaliaram o conteúdo, didática e aparência do jogo e dez adolescentes, que avaliaram aparência e usabilidade. Além disso, utilizou-se um questionário para os especialistas e outro para os adolescentes; Índice de Validação de Conteúdo para validação do jogo, considerou-se validado o instrumento e os itens que obtiveram índice ≥ 0,78.
Resultados:
o cenário da sala possuía acesso à cozinha e à praça. O cenário do esporte foi pensado para a prática de atividade física e compra de alimentos, que seriam consumidos no cenário da cozinha. Para os especialistas, o jogo teve Índice de Validação de Conteúdo 0,88 para o item "objetivos"; 0,87 para "estrutura e apresentação"; e 0,99 para "relevância", atingindo Índice de Validação de Conteúdo global de 0,89. Para os adolescentes, o item “aparência” atingiu o índice 0,97 e para os demais itens, 1,0 e índice global de 0,99.
Conclusão:
validou-se o jogo quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser validado clinicamente junto aos adolescentes como incentivo na adoção de comportamentos protetores à sua saúde.
DESCRITORES
Adolescente; Estilo de vida saudável; Tecnologia educacional; Tecnologia em saúde; Estudos de validação