FATORES PREDITORES DAS EXPERIÊNCIAS E DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE EM UNIDADES MÉDICO-CIRÚRGICAS1 1 Artigo extraído da dissertação intitulada - Adaptação cultural do Newcastle Satisfaction with Nursing Scales para a cultura brasileira, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2011.

Gisele Hespanhol Dorigan Henrique Ceretta Oliveira Edinêis de Brito Guirardello Sobre os autores

Objetivou-se identificar os fatores preditores das experiências e satisfação dos pacientes com o cuidado de enfermagem e comparar as propriedades psicométricas da versão brasileira e a versão original do Newcastle Satisfaction with Nursing Scales. Trata-se de um estudo transversal com 351 pacientes em unidades médico-cirúrgicas de um hospital de ensino. Para a análise de dados foi utilizado o método de regressão linear múltipla. A satisfação com o cuidado de enfermagem em geral foi o fator preditor tanto para as experiências (p<0,0001) como para a satisfação com a internação (p<0,0001). Outros preditores da satisfação com a assistência foram a idade (p=0,027), o nível de escolaridade (p=0,024) e a satisfação com a internação (p=0,021). Conclui-se que a versão brasileira do instrumento demonstrou confiabilidade e validade satisfatória, além de ser mais fácil de utilizar e de menor custo.

Satisfação do paciente; Cuidados de enfermagem; Qualidade da assistência à saúde; Avaliação em saúde


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br