Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário: validação por especialistas1 1 Este trabalho é parte da tese - Revisão do diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário: análise de conceito e validação por especialistas, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2011, com apoio da CAPES, por meio de bolsa de estudos do Programa REUNI.

Este estudo teve por finalidade verificar com especialistas a adequação dos componentes (definição, características definidoras e dos fatores relacionados) do diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário em indivíduos com hipertensão arterial. Com a participação de 48 enfermeiros especialistas em terminologias de enfermagem e/ou sedentarismo e/ou hipertensão arterial, a validação foi realizada no período de fevereiro a julho de 2011. A partir desta pesquisa, foram recomendadas alterações na definição do Estilo de Vida Sedentário, no título de cinco indicadores, além do acréscimo na lista da Taxonomia II da NANDA-Internacional de seis fatores relacionados e três características definidoras. Com isso, o processo de validação por especialistas possibilitará o aprimoramento e a identificação mais confiável e precisa dos indicadores clínicos, proporcionando uma maior acurácia diagnóstica.

Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Estudos de validação; Estilo de vida sedentário; Hipertensão


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br