Acessibilidade / Reportar erro

A produção do conhecimento em educação em enfermagem na Espanha e no Brasil: uma revisão integrativa

Revisão sistemática com o objetivo de conhecer o estado da arte das publicações acerca da educação em enfermagem no período 2000-2005, no Brasil e na Espanha. Os dados foram coletados das bases de dados CUIDEN (Espanha) e LILACS (Brasil) e analisados por meio de estatística simples (número absoluto). Os artigos foram caracterizados por tema central em seis categorias: processo de ensino-aprendizagem, docentes, currículo, avaliação, alunos e historia da educação em enfermagem e por tipo de publicação em: pesquisa (qualitativa, quantitativa e histórica), relato de experiência, reflexão, editorial e revisão. Os resultados demonstraram que há semelhanças e diferenças na produção científica entre Brasil e Espanha. Em ambos os países são poucos os artigos que tratam da temática de formação pedagógica e a maioria deles constituem-se em artigos de pesquisa. Em relação à natureza da pesquisa, no Brasil foi encontrada predominância de estudos qualitativos, enquanto que na Espanha, foram de pesquisas quantitativas.

Enfermagem; Educação superior; Pesquisa em enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br