Acessibilidade / Reportar erro

Paternidade na adolescência no contexto dos serviços de saúde, escola e comunidade1 1 Extraído da dissertação - Paternidade na adolescência no contexto dos serviços de saúde, escola e comunidade: uma perspectiva bioecológica, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2012.

Objetivou-se conhecer a percepção do pai adolescente quanto à sua interação com o serviço de saúde, escola e comunidade. Trata-se de um recorte da pesquisa multicêntrica denominada Redes Sociais de Apoio à Paternidade na Adolescência, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, realizado com 14 pais adolescentes em um hospital universitário. As entrevistas semiestruturadas ocorreram seis meses após o nascimento do filho, entre 2009 e 2010. Utilizou-se análise textual discursiva e referencial teórico de Urie Bronfenbrenner para construção de três categorias: Percepção do pai adolescente quanto à sua interação com a escola, com os serviços de saúde e com a comunidade. Os pais adolescentes se mostraram receptivos aos estudos formais, presentes e participativos nos serviços de saúde e comunidade. As possíveis dificuldades de interação entre os adolescentes pais e os ambientes estudados parecem decorrer da falta de organização e preparo adequado para o acolhimento destes.

Enfermagem; Paternidade; Adolescente; Apoio social


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br