Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de trabalhadores de uma instituição de longa permanência para idosos acerca da família1 1 Artigo extraído da dissertação - Família de idosos institucionalizados: perspectivas de trabalhadores de uma instituição de longa permanência, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2013.

Este estudo objetivou conhecer a percepção dos trabalhadores de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos sobre as famílias das idosas institucionalizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 16 trabalhadores da equipe multidisciplinar. A coleta dos dados ocorreu de fevereiro a junho de 2012, por meio da entrevista semiestruturada. A análise temática foi a técnica empregada para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que os familiares vão pouco à uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, sendo as datas comemorativas as principais ocasiões em que eles comparecem. Os trabalhadores evidenciaram algumas situações de abandono em que a família não visita a idosa, mesmo quando chamada. Compreendem que ninguém substitui o papel da família, pois ela é referência para as idosas. Portanto, conviver com a família pode influenciar positivamente no bem-estar das idosas institucionalizadas.

Instituição de longa permanência para idosos; Trabalhadores; Família; Idoso


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br