RESUMO
Objetivo:
apreender a percepção de educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes.
Método:
trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na Perspectiva Crítico-Libertadora de Paulo Freire, realizado com 20 educadoras de uma escola pública de ensino fundamental localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Realizou-se entrevista no período de agosto a outubro de 2017. Os dados foram sistematizados com base no Discurso do Sujeito Coletivo e analisados à luz do teórico Paulo Freire.
Resultados:
os discursos das educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes revelaram percepções representadas pelas “Formas de violência contra adolescentes praticadas no ambiente doméstico”; “Repercussões da violência doméstica para a saúde e educação”; “Naturalização da violência apreendida no âmbito doméstico”; e “Reprodução da violência no espaço escolar”.
Conclusão:
as educadoras reconhecem a violência doméstica enquanto um fenômeno intergeracional que se expressa de diversas formas e repercute na saúde física e mental dos adolescentes com reflexos no desempenho escolar e nas relações interpessoais, inclusive com colegas e professores.
DESCRITORES:
Violência doméstica; Adolescente; Professores escolares; Ensino fundamental e médio; Enfermagem em saúde comunitária