Acessibilidade / Reportar erro

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA VIVENCIADA POR ADOLESCENTES: DISCURSO DE EDUCADORAS

RESUMO

Objetivo:

apreender a percepção de educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na Perspectiva Crítico-Libertadora de Paulo Freire, realizado com 20 educadoras de uma escola pública de ensino fundamental localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Realizou-se entrevista no período de agosto a outubro de 2017. Os dados foram sistematizados com base no Discurso do Sujeito Coletivo e analisados à luz do teórico Paulo Freire.

Resultados:

os discursos das educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes revelaram percepções representadas pelas “Formas de violência contra adolescentes praticadas no ambiente doméstico”; “Repercussões da violência doméstica para a saúde e educação”; “Naturalização da violência apreendida no âmbito doméstico”; e “Reprodução da violência no espaço escolar”.

Conclusão:

as educadoras reconhecem a violência doméstica enquanto um fenômeno intergeracional que se expressa de diversas formas e repercute na saúde física e mental dos adolescentes com reflexos no desempenho escolar e nas relações interpessoais, inclusive com colegas e professores.

DESCRITORES:
Violência doméstica; Adolescente; Professores escolares; Ensino fundamental e médio; Enfermagem em saúde comunitária

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br