Acessibilidade / Reportar erro

ATITUDE DO IDOSO DA COMUNIDADE FRENTE AO LAZER: UMA INTERFACE COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE1 1 Artigo extraído da dissertação - Atitudes do idoso da comunidade frente às atividades de lazer, apresentada ao Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2014.

RESUMO

Estudo descritivo, transversal, de abordagem, quantitativa realizado com 387 idosos na comunidade com objetivo de identificar as atitudes dos idosos frente às atividades de lazer nas dimensões cognitiva, afetiva e comportamental. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste de associação (Fisher) e correlação de Spearman. Predominaram mulheres até 80 anos, casados(as), até quatro anos de escolaridade, representando a maioria do estudo. Obteve-se predominantemente atitude positiva dos idosos frente ao lazer nas três subescalas, apresentando média mais baixa na comportamental, evidenciando atitude negativa em alguns idosos, o qual apresentou associação significativa com a faixa etária, escolaridade, hábito tabagista e capacidade funcional. Conclui-se que a atitude positiva e maior envolvimento nas atividades de lazer permite aos profissionais de saúde suscitar no idoso uma reflexão crítica, principalmente na atitude comportamental ao repensar o planejamento, oportunidades e recursos para a realização do lazer.

DESCRITORES:
Saúde do idoso; Atitude; Atividades de lazer; Enfermagem geriátrica; Idoso.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br