Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA CARTOGRÁFICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA ENFERMAGEM1 1 Artigo extraído da tese - Marcas do corpo do professor na formação de enfermeiros: um estudo sobre egressos nos cenários de cuidar, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2016.

INVESTIGACIÓN CARTOGRÁFICA: REFLEXIONES TEÓRICAS Y METODOLÓGICAS PARA LA ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre as contribuições teóricas e metodológicas da cartografia para pesquisa em enfermagem.

Método:

trata-se de um ensaio reflexivo sobre as reverberações teóricas e metodológicas da cartografia nas pesquisas em enfermagem alicerçada na rede conceitual deleuze-guattariana.

Resultados:

as reflexões foram agrupadas em um pilar reflexivo intitulado: Contribuições teóricas e metodológicas da cartografia para as pesquisas em enfermagem. Nesta perspectiva, a cartografia foi considerada como uma atitude de descobertas no plano da subjetividade, problematizada pela posição do pesquisador-cartógrafo durante o ato de investigar-cartografar.

Conclusão:

a cartografia, como campo de experimentação, pressupõe, por parte dos pesquisadores, o desprendimento de técnicas engessadas em pesquisa, como forma de analisar a complexidade dos fenômenos na sua relação com a prática da enfermagem nos territórios cartografados.

DESCRITORES:
Conhecimento; Mapeamento geográfico; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Filosofia em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br