PAPEL DO ENFERMEIRO PARA A CONTINUIDADE DO CUIDADO NA ALTA HOSPITALAR

Magaly Del Carmen Gallardo Guzmán Alexandra Ferreira Selma Regina de Andrade Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

reconhecer o papel do enfermeiro em manter a continuidade do cuidado do usuário com a alta hospitalar.

Método:

estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. O estudo foi aplicado na alta hospitalar, originária da unidade de saúde mais complexa de Magallanes, o Hospital Clinico de Magallanes, Chile. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com enfermeiros, realizadas entre maio e agosto de 2018. Para a análise do material, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

foram obtidas três categorias, que reúnem as expressões dos enfermeiros: Como vêem a implantação dos serviços de enfermagem hospitalar, que facilitam a continuidade do cuidado na rede de atenção do paciente com alta hospitalar (denominada rede de atenção); Quem eles identificam no serviço de enfermagem para a continuidade dos cuidados pós-alta (redes de atenção), que esses profissionais de enfermagem fazem e sugestões para seu desempenho; e, Como as redes de atendimento afetam o usuário na continuidade de seus cuidados pós-alta.

Conclusão:

o papel da enfermagem é fundamental na alta hospitalar do paciente. Com autonomia e competências para o cuidado integral, o profissional facilita a transição da assistência à saúde; gerencia a alta hospitalar, convocando a rede institucional de enfermagem e as redes emergentes com a atenção primária à saúde; aspira a desenvolver estratégias para uma rede de atenção inter-nível, com participação sistemática.

DESCRITORES:
Alta do paciente; Papel da enfermeira; Continuidade do atendimento ao paciente; Assistência médica abrangente; Enfermagem; Serviços de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br