RESUMO
Objetivo:
avaliar a efetividade do Modelo de Ensino Ativo para o Pensamento Crítico em um curso de primeiros socorros para estudantes de graduação em enfermagem.
Método:
ensaio clínico, randomizado, unicego e paralelo, realizado na Universidade Federal de Viçosa (Brasil). Em novembro de 2016, com 102 estudantes de graduação em enfermagem divididos em grupo experimental e grupo controle. No grupo experimental, foi utilizada a metodologia do Problem Based Learning associada ao Modelo do Ensino Ativo para o Pensamento Crítico e, no grupo controle, foi utilizada apenas a metodologia do Problem Based Learning. Para avaliar a diferença do nível de conhecimento médio dos grupos, foi aplicado teste com 25 questões, antes da intervenção educativa e após. Para identificar o efeito dos fatores de medida nos testes, foi utilizado análise de variância.
Resultado:
foi observado efeito de interação significativo (F1,100=11,138; p=0,001), indicando que o grupo experimental apresentou melhora na média das notas entre o pré e pós-teste, com elevada magnitude (d=1,10).
Conclusão:
o modelo de ensino foi efetivo, sendo demonstrado pelo desempenho do grupo experimental, que apresentou resultados significativamente maiores em termos de conhecimento.
Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1176-5343.
DESCRITORES:
Enfermagem; Educação em enfermagem; Primeiros socorros; Aprendizagem baseada em problemas; Ensaio clínico