Acessibilidade / Reportar erro

SEQUÊNCIA DE ROBIN ISOLADA: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM1 1 Artigo extraído do Trabalho de Conclusão de Curso - Diagnósticos de enfermagem em lactentes com Sequência de Robin isolada, apresentada ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), da Universidade de São Paulo (USP), em 2016.

SECUENCIA DE ROBIN AISLADA: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:

identificar os diagnósticos de enfermagem em lactentes com Sequência de Robin isolada.

Método:

estudo descritivo desenvolvido em um hospital especializado em anomalias craniofaciais e síndromes relacionadas, no período de novembro de 2015 a março de 2016. Participaram 20 lactentes com Sequência de Robin isolada. Para a coleta de dados utilizou-se o histórico de enfermagem. Os diagnósticos de enfermagem foram elencados segundo a Nanda-Internacional. Para confecção dos resultados utilizou-se a análise estatística descritiva.

Resultados:

foram identificados oito diagnósticos, sendo cinco com foco no problema e três de risco, incluindo: risco de aspiração (n=20, 100%); risco de infecção (n=20, 100%); amamentação ineficaz (n=19, 95%); nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais (n=19, 95%); padrão ineficaz de alimentação do lactente (n=19, 95%); risco de integridade da pele prejudicada (n=18, 90%); desobstrução ineficaz das vias aéreas (n=11, 55%) e ventilação espontânea prejudicada (n=11, 55%).

Conclusão:

lactentes com Sequência de Robin isolada apresentaram diagnósticos de enfermagem que se relacionaram a problemas respiratórios, alimentares, de segurança e conforto e favoreceram o planejamento e implementação dos cuidados de enfermagem ao traçarem um perfil assistencial.

DESCRITORES:
Diagnóstico de enfermagem; Síndrome de Pierre Robin; Enfermagem; Processos de enfermagem; Enfermagem pediátrica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br