O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem

Use of simulator in teaching nursing clinical evaluation

El uso de simulador en la enseñanza de evaluación clínica en enfermería

Carla Regina de Souza Teixeira Luciana Kusumota Fernanda Titareli Merizio Martins Braga Vanessa Pirani Gaioso Cláudia Benedita dos Santos Vivian Libório de Sousa e Silva Emilia Campos de Carvalho Sobre os autores

OBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem

Ensino; Materiais de ensino; Enfermagem


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