Open-access AÇÕES DOS ENFERMEIROS NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA DO PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA1

ACCIONES DE ENFERMERAS EN EL EJERCICIO DE LA DEFENSA DEL PACIENTE: REVISIÓN INTEGRADORA

RESUMO:

Objetivo:  identificar as ações dos enfermeiros no exercício da advocacia do paciente, na literatura científica internacional publicada nos últimos dez anos.

Método:  revisão integrativa da literatura, cujos dados foram coletados na base de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e SAGE Journals Online, utilizando-se os descritores "patient advocacy" e "nursing", sendo encontrados 27 artigos.

Resultados:  como resultados, emergiram duas categorias: ações de advocacia exercidas por enfermeiros em diferentes nações e culturas; e ações de advocacia nos diferentes ambientes de atuação dos enfermeiros.

Conclusão:  acredita-se que os achados deste estudo poderão contribuir para a produção de pesquisas e conhecimentos em enfermagem, ampliando a compreensão da advocacia do paciente como um componente ético da prática dos enfermeiros.

DESCRITORES:
Advocacia em saúde; Enfermagem; Ética em enfermagem; Revisão

location_on
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro