Acessibilidade / Reportar erro

SABERES DOS ENFERMEIROS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA1 1 Texto extraído da dissertação - Vigilância à saúde de crianças nascidas pré-termo: experiências de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), em 2015. Processo CNPq nº 130159/2013-1, FAPESP Processo nº 2014/11953-1.

RESUMO

O estudo objetivou caracterizar as necessidades de enfermeiros sobre conhecimentos científicos que apoiam o cuidado de enfermagem na prática clínica da atenção primária à saúde da criança. Estudo exploratório, qualitativo, fundamentado no cuidado em saúde e longitudinalidade do cuidado de enfermagem à criança, a partir de entrevistas com 35 enfermeiros de unidades de saúde da família, com análise temática dos dados. Os resultados apontaram a necessidade da utilização da avaliação da criança, orientação à família, protocolos assistenciais, parceria entre os profissionais de saúde e gestão do cuidado, que implicam uma diversidade de saberes, com vistas a desencadear ações de cuidado efetivas e resolutivas. A prática baseada em conhecimento profissional e nas necessidades dos sujeitos pode ampliar o cuidado, com benefícios para crianças, famílias e organização institucional. É vital para o enfermeiro tomar a responsabilidade pela própria prática, examinar continuamente os caminhos para cuidar e manter-se atualizado.

DESCRITORES:
Criança; Cuidados de enfermagem; Prática profissional

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br