Acessibilidade / Reportar erro

SALUTOGÊNESE E SAÚDE CARDIOVASCULAR EM ADULTOS: UMA REVISÃO EXPLORATÓRIA

RESUMO

Objetivo:

identificar e sintetizar as evidências que relacionam a teoria salutogênica proposta pelo Antonosvsky com doenças cardiovasculares em adultos.

Métodos:

realizou-se uma revisão exploratória da literatura de acordo com a proposta de Arksey e O’Malley e identificou-se artigos de pesquisa originais sobre a salutogênese e a saúde cardiovascular por meio de bases de dados bibliográficas. Desses, 29 cumpriram com os critérios de inclusão previamente definidos. Os resultados foram avaliados e sintetizados em uma narrativa.

Resultados:

os resultados demonstram uma correlação entre um forte sentido de coerência, melhor qualidade de vida e maior tendência de adotar condutas saudáveis, além de evidenciarem que o apoio social melhora a percepção de saúde e o bem-estar de adultos com doenças cardiovasculares.

Conclusões:

o sentido de coerência como conceito central da teoria salutogênica representa um tema de interesse para profissionais de enfermagem. Por meio de intervenções, estes podem fortalecer e melhorar as capacidades das pessoas na busca e manutenção de sua própria saúde.

DESCRITORES
Sentido de coerência; Doença cardiovascular; Adultos; Saúde; Revisão

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br