Acessibilidade / Reportar erro

BOAS PRÁTICAS NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO EM TEMPOS DE COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

identificar evidências científicas sobre boas práticas no cuidado ao recém-nascido, da sala de parto ao domicílio, em tempos de COVID-19.

Método:

revisão integrativa realizada em abril de 2020, nos recursos informacionais National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Scopus, por meio de combinações entre os termos controlados “newborn”, “coronavirus infections” e “COVID-19”.

Resultados:

dezenove estudos compuseram a amostra final, dos quais emergiram cinco categorias analíticas sobre as boas práticas no cuidado ao recém-nascido: gestantes e puérperas com suspeita da COVID-19; gestantes e puérperas com confirmação da COVID-19; recém-nascido com suspeita da COVID-19; recém-nascido com confirmação da COVID-19; e prevenção da transmissão horizontal da COVID-19 ao recém-nascido.

Conclusão:

diversas recomendações foram divergentes, decorrentes da contemporaneidade da pandemia da COVID-19. Logo, é essencial o papel do enfermeiro para a adesão às boas práticas comprovadas e recomendadas nacionalmente e internacionalmente, levando em consideração a realidade local e a atualização constante na temática. Assim sendo, são necessárias novas pesquisas, especialmente com nível de evidência forte, para a formulação de diretrizes assistenciais a esse grupo populacional que contribuam para a redução da morbimortalidade neonatal e o desenvolvimento infantil saudável e harmonioso durante e pós-pandemia.

DESCRITORES
Recém-nascido; Pandemias; COVID-19; Infecções por coronavírus; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br