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RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTUDANTE -ENFERMEIRO: UM ESTUDO HERMENÊUTICO-FENOMENOLÓGICO

RESUMO

Objetivo:

esta pesquisa estudou o significado da relação pedagógica na formação do estudante de enfermagem e caracteriza o papel que essa relação na prática do cuidado reflexiva, relacional e ética do estudante.

Método:

pesquisa qualitativa com abordagem hermenêutica-fenomenológico de Gadamer, etnográfico. Desenvolvido durante o estágio clínico de 11 alunos, com seu respectivo professor e instrutores clínicos de uma Escola de Enfermagem em Barcelona, entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, conversas informais, entrevistas em profundidade e materiais escritos. Para análise dos dados foi utilizado o método de comparativo constante de Glaser e Strauss.

Resultados:

a relação pedagógica ‘orientada para o aluno’ emergiu como o núcleo temático, inclui categorias tais como ‘estar para o aluno’, ‘confiança’ e ‘autonomia’.

Conclusão:

a relação pedagógica ‘orientada para o aluno’ é uma relação de cuidado que oferece acompanhamento, confiança, presença, empoderamento e autonomia.

DESCRITORES:
Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Docentes de enfermagem; Ensino; Competência profissional.

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