Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE OS QUE PENSAM E OS QUE FAZEM: PRÁTICA E TEORIA NA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

identificar as concepções dos professores sobre a relação entre teoria e prática na enfermagem.

Método:

estudo descritivo analítico, qualitativo. Participaram 18 professores de duas universidades (uma federal e outra privada) da Região Sul do país. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlas ti® 7.

Resultados:

emergiram as seguintes categorias: A centralidade da prática para o exercício docente e A dicotomia especialista x generalista: discursos em contraposição.

Conclusão:

as concepções dos professores sobre teoria e prática na enfermagem são amplamente conflituosas. Nas áreas consideradas de maior complexidade, o domínio do conteúdo é considerado vantajoso e preferível. As relações que enfermeiros e professores de enfermagem mantem com o saber influenciam na desvinculação entre teoria e prática.

DESCRITORES:
Docentes de enfermagem; Educação superior; Prática do docente de enfermagem; Prática profissional; Identificação (Psicologia); Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br