Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA DE LESÕES POR FRICÇÃO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS EM TERAPIA INTENSIVA

RESUMO

Objetivo:

analisar a prevalência de lesões por fricção e fatores associados em idosos internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

estudo transversal e analítico, desenvolvido em Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Escola, com amostra de 101 idosos. Coleta de dados realizada de novembro de 2017 a maio de 2018, por meio de entrevista, consulta ao prontuário e exame físico. Para análise, realizou-se estatística descritiva e inferencial. Força das associações entre as variáveis aferida pelo odds-ratio e intervalos de confiança de 95%. Nível de significância estatística estabelecido de 5% para todas as análises.

Resultados:

a amostra estudada apresentava média de idade de 71,39 anos, maioria do sexo masculino, casados e sem escolaridade, com mais de uma comorbidade, dependentes, com pele seca e descamativa e com hematomas nas extremidades. A prevalência de lesão por fricção foi de 28,7%, média de 1,93 lesões por idoso. Verificou-se associação estatisticamente significativa da ocorrência de lesão por fricção com idade, comorbidades, pele seca e descamativa.

Conclusão:

a prevalência de lesão por fricção foi elevada e associada à idade, comorbidades, pele seca e descamativa e média do tempo do uso de corticoide.

DESCRITORES:
Ferimentos e lesões; Fricção; Idoso; Envelhecimento da pele; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br