RESUMO
Objetivo:
descrever a experiência de implantação do curso virtual “Humanização dos processos formativos em enfermagem, cuidado para todos”, dirigido a docentes de enfermagem de uma escola chilena, e a análise de suas intervenções no fórum virtual.
Método:
pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, por meio de análise de conteúdo a partir das intervenções em fórum de 12 cursistas que deram seu consentimento. É descrito o curso virtual ministrado a professores de uma escola de enfermagem chilena entre maio e novembro de 2020 e apresentadas as categorias obtidas por meio da análise de conteúdo.
Resultados:
para os participantes, o cuidado humanizado possui dimensão pessoal e público-política. Por su parte, la enseñanza humanizada de enfermería implica que el docente reconozca al estudiante como una persona integral en su contexto generacional y social, pero también se reconozca a sí mismo como persona con necesidades de autoconocimiento, y conciencia de sus posibilidades y limitaciones al ejercer sua profissão. O ensino reflexivo é uma oportunidade para humanizar a formação do enfermeiro.
Conclusão:
este curso virtual sobre pandemia e as reflexões dos participantes permitiram compreender elementos conceituais e vivenciais sobre a humanização do atendimento e a formação. Os participantes tornam visíveis os aspectos em que podem influenciar para uma cultura mais humanizada, como o reconhecimento de si e dos seus alunos como pessoas em contexto. Permanece o desafio de investigar estratégias influentes no nível institucional e político para um atendimento e educação mais humanizados.
DESCRITORES:
Humanização da assistência; Treinamento de professor; Enfermagem; Ensino; Educação a distância